Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

AIDS : UM DADO PREOCUPANTE

Os meios de comunicação divulgarão ontem que , ao contrário do resto do planeta, os índices de infectados pelo vírus da Aids cresceram no Brasil. Enquanto nos outros países houve um recuo de mais de 30%, no nosso país houve um aumento de 11%. Fiquei perplexo em função do Brasil ter sido, até alguns anos atrás, referencia mundial no combate à doença.

Onde estaria a causa desse aumento? com certeza, as autoridades estão se debruçando sobre os números para chegar a conclusão. Lamentamos tal insucesso. Existem as primeiras abordagens referentes ao aumento dos casos, embora ainda não de maneira oficial: já está constatado aumento de mais de 10% no peso dessa triste estatística devido à falta de cuidados de jovens homo afetivos em sua prática sexual. Outro fator, segundo a imprensa divulgou, seria o aumento de usuários de drogas. Isso já seria previsível, afinal, o Brasil é atualmente, o país campeão em números de usuários de crack e SEGUNDO em cocaína. 

O problema envolve muitos outros fatores mas gostaríamos de abordar que toda e qualquer campanha de esclarecimento no combate à Aids não pode prescindir de um tratamento voltado ao senso de responsabilidade de cada indivíduo. Não basta, ao meu ver, distribuir preservativos. Penso que o enfoque precisa crescer, ser mais aprofundado. Acredito que nossos especialistas encontrarão o tom justo e adequado. Principalmente entre jovens, a campanha deveria enveredar por aspectos mais próximos das escolhas e de como estas escolhas recairão sobre nossa vida e a de outros. E não estou aqui me referindo a escolhas de interesse sexual. Me refiro em uma visão geral, lembrando que muitos hetero contribuíram para o aumento das tristes estatísticas mundiais.

O fato está aí. O problema é real. O Brasil está na contra mão do mundo. Precisamos preservar os cidadãos, voltar a ser referencia nos cuidados e prevenção contra a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário