Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 6 de julho de 2014

A HUMANIDADE NÃO É SÓ ISSO

Para os que gostam, de vez em quando, em refletir sobre a humanidade e o futuro da civilização  na Terra, sempre surge um período em que certo pessimismo parece teimar em causar desânimo. As tragédias naturais, a violência como fruto da insensatez humana, as guerras que referendam esta insensatez, as enfermidades que prosseguem provocando dores e gerando amarguras, as sociedades que continuam flertando com o totalitarismo, enfim, a avassaladora presença das enfermidades emocionais que dilaceram esperanças e moldam corações infelizes, tudo isso projeta uma visão pessimista sobre o amanhã e o sentido da vida. Um sentido que se entenderá, amanhã, como superior.

Aprendemos com a filosofia espiritualista e, particularmente, a filosofia espírita, que a humanidade não é só isto, essa tragédia enclausurada num belo planeta. É muito mais que isso. O otimismo resultante do conhecimento da real natureza humana - sua transcendencia - não origina-se de um simples desejo alienante. É nascido da convicção da imortalidade e da ciencia de uma organização inteligente regendo a vida. As coisas não são aleatórias. E embora o fatalismo não deva ser alimentado em nossa reflexão, há um certo planejamento em todas as expressões da vida.

Explicando melhor a questão: não há fatalismo. Não somos robôs. A liberdade de escolha favorece a conquista do mérito e a responsabilidade do demérito. Não devemos confundir planejamento de um programa de experiencias antes da reencarnação com determinismo absoluto. Cada alma está, na verdade, se construindo. Deus nos concede as ferramentas para tal e o indivíduo se edifica ou degrada, no entanto, ainda que isso ocorra, o sopro da renovação o atingirá ao longo da imortalidade para que ele atinja o esperado: sua perfeição espiritual relativa. Essa é a única fatalidade da criação, se asssim podemos nos expressar: sua perfectibilidade.

A humanidade é rica e detentora de sublime potencial. Não deve e nem pode ter medo de enfrentar os próprios erros. Não deve ter receio de mudanças. Não pode acomodar-se e nem se entregar ao pessimismo. Porisso o conhecimento evita o maior dos agentes do sofrimento e da infelicidade humana: a ignorância. Sem saber de onde veio, o que faz aqui, a razão inteligente das coisas e para onde se dirige, se sentirá joguete de forças cegas e ameaçadoras, sob as quais se sente impotente, minúsculo ser sacudido para todos os lados da vida, "vencido" e tragado por um mar  de inimigos de sua paz e felicidade. Não,não é assim. Não precisa ser assim. Somos mais que isso.

Há um destino glorioso para cada alma e, consequentemente, para toda a humanidade terrestre. Basta começar a estudar as sublimes leis, alem do terrível e improdutivo materialismo.

Um comentário:

  1. Fred temos que nos conscientizar que a vida não é só tragédia temos muitas coisas edificantes que se buscarmos com certeza encontraremos tudo que acontece no mundo nos serve de lição de aprendizado porque Jesus já nos falava o escândalo é necessário
    que suceda:
    Ver só para lembrarmos destas palavras:

    É necessário que sucedam escândalos no mundo, disse Jesus, porque os homens, sendo ainda imperfeitos, têm inclinação para o mal, e porque as más árvores dão maus frutos. Devemos pois entender, por essas palavras, que o mal é uma conseqüência da imperfeição humana, e não que os homens tenham obrigação de praticá-lo.
    Bem amigo um ótimo inicio de semana!!!!! Muita luz e paz!!!!

    ResponderExcluir