Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 10 de abril de 2010

A FORÇA DA FAMÍLIA

Quando ela se desestrutura, o indivíduo tomba quase sempre. Quando ela falha, a sociedade decai. Quando ela desmorona, a nação enfraquece. A família é esteio da natureza para compor o desenvolvimento de ser imortal e reflete as conquistas evolutivas da alma. Das árvores à caverna,; das tabas às grandes cidades, ela se consolidou como necessidade premente para o alimento dos espiritos, berço da alimentação magnética mais íntima e santuário ou fornalha onde o coração se aformoseia e prepara- se para o Amor incondicional.

Não é por acaso que as sombras sempre trabalharam, ao longo dos milenios, para causar- lhe danos definitivos. Ideologias nocivas tentaram descaracterizar- lhe e desvalorizar-lhe a essencia, intentando tirar a sublime influencia que exerce sobre as relações humanas. Mesmo diante do periodo reverenciado como o periodo das rupturas, na década de sessenta do século passado, a familia permaneceu intacta, embora os abalos que sofrera. Na década de oitenta, uma pesquisa entre os jovens de todo o mundo causou perplexidade entre os especialistas sobre o comportamento humano:os jovens estavam cada vez mais valorizando a família, a começar pelo casamento.

Os imortais superiores nos falam da importancia do aglomerado familiar como a base de sustentação para a paz do planeta. Forja luminosa que edifica a sabedoria, é nela que se prepara a capacidade de abnegação e renuncia, próprias de uma alma que eleva-se. No plano da família se consolida a maturidade emocional do ser bem como se desorganiza os laços de equilibrio, no grupo familiar em que não se prima por valores mais elevados e dignos, onde pontifique o respeito à diversidade.

Permitir que Jesus norteie o grupo é abrir as portas para um ambiente sadio, preparando os filhos para proceder na vida com honestidade e coragem, ensinando-os a entender os desafios como momento de superação e demonstração de fé, não se exigindo dos filhos santidade que estamos longe, ainda, de alcançar, mas fornecendo a eles e a nós mesmos, os recursos da melhoria intima nas bases do afeto sincero e da alegria de ter aqueles seres ao nosso lado.

A cultura cristã tem na família o selo da presença do Bem em nossos caminhos. Valorizemos pois esse laço, fruindo da alegria de expressar afetividade e reconhecimento, gratidão e felicidade por termos a familia, ainda que na sua intimidade tenhamos as rusgas do aprendizado, a refletir as deficiencias morais que ainda trazemos, todos nós, por dentro do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário