É possível que muitos não saibam quem foi Armando Nogueira, jornalista das' antigas', mago das palavras que brincava com os textos como quem fazia uma declaração de amor. A verdade nua e crua é que ele elaborava artigos como quem beijava um grande amor: poesia pura. Resolvi escrever essa singela homenagem a ele porque o mundo precisa de mais beleza e generosidade e, numa época com tantas coisas esquisitas que chamam de arte, perder Armando é tornar mais pobre os que amam a estética e o jogo mágico das palavras. Desencarnou o grande Armando. Foi para o céu escrever textos entre as estrelas. Foi receber, de volta, a beleza que espalhou na Terra.
Costumava escrever textos esportivos memoráveis. Suas crônicas eram uma apoteose do mais refinado portugues. Dentre algumas de suas célebres expressões, essa que se referia a Pelé, nosso genial ídolo do futebol: "Pelé não foi feito para a bola. A bola é que foi feita para Pelé".
Talvez alguns estranhem este blog tratar de um jornalista muito afeito aos esportes mas ele formou, de alguma forma, meu gosto pelo texto e meu caminho na área da comunicação. Segundo seus colegas de redação, Armando era generoso como seus artigos. Um humanista. O mundo precisa sempre de quem dê exemplos de generosidade, ética e beleza de sentimentos.
Vai, Armando, escrever seus artigos entre as nebulosas! Vai escrever, em plena Via Láctea, suas mensagens de encanto e carinho! Quem sabe encontres um médium que possa captar tua alma e não nos deixes órfãos do que é tão nobre e instigante; as reportagens do teu coração?
Como é feliz e prazeroso o bom uso das palavras. Quanto de bom e construtivo elas podem nos trazer.
ResponderExcluirOu arrasar com vidas. Mas felizmente não é de gente assim que estamos tratando.
Graças a Deus. Muito oportuna esta crônica. Quando as palavras estão sendo substituidas por simbolos mal ajambrados é alentador perceber quantos ainda preservam o dom de escrever. Parabéns caro Fred.
Espero também que as casas espíritas estejam preparadas para receber bem o número crescente de pessoas curiosas que irão aos centros espíritas após tanta discussão na mídia.
ResponderExcluirComo é bom perceber que as pessoas estão se dando o direito de procurar outras alternativas para exercitar sua fé. A dúvida é o caminho para o estudo, a busca da comprovação,do esclarecimento, da verdade.Com a confiança do amor de Deus por seus filhos e buscando sua paz e sua vida plena com seus irmãos. Benfazejas as iniciativas que difundam o espiritismo e facilitem sua compreensão e vivência.
ResponderExcluirCaro Fred, só hoje li seu comentário a respeito das crianças grávidas.Vejo com profunda tristeza a forma como nós, mulheres dos novos tempos, estamos tratando nossa sexualidade.A erotização precoce, a excessiva liberdade para trocar de parceiros,o descompromisso com a segurança dos nossos filhos, trazendo para o seio do nosso lar, parceiros arranjados no calor da paixão sem nenhuma referência que nos traga alguma segurança. Agindo assim, estamos atraindo para nossas vidas perigos sem tamanho. A grande maioria dos crimes contra as mulheres são praticados por ex-companheiros (sic).Quando perdem casa, comida,roupa lavada se vingam matando, espancando, destruindo corpos,corações e mentes.Temos nossa grande parcela de responsabilidade e precisamos nos cuidar enquanto é tempo.É o que dita o meu coração.
ResponderExcluir