Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

ACÚMULO DE "COISAS"

Me emocionei hoje pela manhã com uma entrevista com o diretor Tom Shadyac, dos grandes sucessos de holyhood "O Todo Poderoso", "Os Mentirosos" e "Pofessor Aloprado". Shadyac tornou-se multimilionário, adquiriu casas luxuosíssimas, carros fantásticos e foi, segundo ele mesmo colocava, acumulando coisas. Quanto mais adquiria mais vazio sentia. Sabia que algo estava errado. O excesso de atenção das pessoas só porque ele era um diretor de cinema de sucesso começou a lhe incomodar. Tinha dezenas de funcionários: um para cuidar da piscina, outro para cuidar da quadra de tenis, um gerente da mansão, etc. Entrou em crise pela insatisfação com tudo aquilo. Mergulhou a câmera para dentro de si e começou a viagem para a realidade do espirito que é. Iniciou o despreendimento das coisas. Procurou viver com o nrecessário. Já doou boa parte de sua fortuna em projetos humanitários e em auxílio ao seu semelhante.


Interessante é o fato dele dizer que não julga quem quer que seja e de que não se coloca como referencia de nada. Deseja, apenas, contribuir para um mundo melhor, conscientizando, dentro de sua arte, pessoas quanto à questão da solidariedade. Expressou como se sentia pesado com tantas posses. Hoje se sentia leve e feliz. Trocou a mansão de mais de mil metros quadrados, com dezenas de quartos e banheiros, por uma casa de tres quartos e dois banheiros, confortável. O acúmulo de coisas é um peso desnecessário e forja uma falsa natureza para o ser humano.


Citou textos de evangelho e produziu um documentário intitulado :"I amy". Uma reflexão sobre o que somos. A entrevista, meus amigos, foi um encanto e nada tinha de fanatismo ou coisa similar. Foi uma abordagem sábia. No conjunto, deu para perceber a transição funcionando. Como ele, vários atores e pensadores estão se voltando para o espirito e uma mudança estrutural na própria existencia. Falou, ainda, da integração entre todos os seres e que a natureza é pródiga em nos ensinar a solidariedade, componente de todas as coisas existentes, de todos os seres
vivos.


Valeu a entrevista, rica de luzes. Digna de um novo tempo.

2 comentários:

  1. Fred, tambem vi a entrevista e achei incrivel, lembrei de vc na hora! Lição de vida a dele. Para quem quiser ver o trailer do documentario está aqui: http://www.youtube.com/watch?v=VAwIzT8cBSA

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o desapego material constitui um dos maiores desafios da atualidade, e é um dos principais caminhos que nos conduzem ao bem-estar emocional. Para nos auxiliar nesta busca, que deverá ser constante, embora inicialmente árdua, temos alguns filmes, do excelente diretor, Frank Capra(Do Mundo Nada se Leva, A Felicidade não se Compra, A Mulher Faz o Homem, etc.), que poderá nos motivar bastante, a entender os valores que realmente contam para a felicidade existencial, aqui ou no mundo espiritual.

    ResponderExcluir