Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 17 de maio de 2011

JUDICIOSAS CONSIDERAÇÕES

O amigo do blog, Anderson, fez judiciosas considerações sobre a questão da reunião dos espiritos puros. Seu comentário está posto e recomendo que deem uma olhadinha lá. Concordo em genero, número e grau com as colocações feitas pelo amigo. Gostaria, apenas, de expressar algumas reflexões para ficar claro aos amigos porque fiz a abordagem sobre o tema. Vamos lá:


1)Sempre procedi com a maior ponderação à respeito de revelações espirituais, exatamente pelo fato do codificador fazer corretas observações sobre o fato. Foi assim que aprendi o espiritismo. Sempre fui muito "recatado" quanto a veicular informações dessa natureza. Para faze-lo eu preciso sentir suficiente segurança à respeito.


2)Antes de repassar tal informação, vários elementos me levaram a absoluta segurança quanto a veracidade da informação, ou seja, não foi apenas pela suposta informação ter sido veiculada pelo Chico. Um dos critérios sim, passa pelo médium e o Chico, embora não seja perfeito, merece credibilidade. Depois, a pessoa com quem ele conversou é extremamente ponderada. As informações são perfeitamente compatíveis com o zelo que devemos ter para com o ideal espirita.


3) A entrevistadora, ao meu entender, tambem está dentro do nível de ponderação e equilíbrio, responsabilidade e respeito compatíveis com os cuidados à serem tomados: Marlene Nobre, presidente da AME Brasil e Ame Internacional, pessoa que conheço e sei de seu extremo respeito à doutrina, alem do vasto conhecimento doutrinário.


4)Várias dessas informações nos chegaram através de outras fontes que considero confiáveis.


5)Antes dessas fontes, tambem recebi, em nossas atividades, algumas delas, tanto que, ao ler as informações, não me surpreendi com a maioria das notícias. Houve convergencia. Ao recebe-las em nossas singelas atividades, passei pelo crivo da razão e do bom senso, naturalmente, dentro de minhas parcas condições espirituais. Clima espiritual, ambiente equilibrado, nada que significasse alteração de nossas relações com os benfeitores que costumeiramente nos assistem.


Agora, gostaria de recordar que não devemos levar no sentido absoluto certas colocações de Kardec pois ele mesmo agiu dessa forma. Senão, vejamos: O próprio codificador veiculou informações de espiritos sobre vida em Jupiter e outros mundos. Até desenho de supostas residencias de Mozart e Palissy em Júpiter o codificador publicou. Ele nao teria como checar, no sentido absoluto, essas informaçoes, salvo confiando na proteção de seus guias e nas assertivas vindas através de médiuns diferentes. Claro que ele poderia ter se equivocado. Era e é humano. No entanto, até hoje não surgiu qualquer desmentido dos benfeitores à respeito das casa e vidas em Jupiter. O mesmo ocorre com o livro Transição Planetária, psicografado por Divaldo Franco, extremamente zelozo e ponderado, e que nos fornece a informação do nascimento, na Terra, de espiritos vindos de um planeta que circunda a estrela Alcíone. Por que Divaldo ( e Manoel Philomeno de Miranda através dele) iriam, agora, trazer essas abordagens "ousadas "? Não seria o momento propício para se começar a falar em temas que, sabiamente, teriam que esperar o tempo adequado? E tudo isso sem ferir o bom senso e a fé raciocinada.


Faço estas ponderações não por qualquer agastamento com as corretas colocações do querido Anderson, mas porque sei das responsabilidades, após trinta anos de atividades de divulgação doutrinária, que me cabem em minhas singelas forças. O Anderson muito nos ajudou. Deu a oportunidade de explicar e colocar aquilo que devo faze-lo por amor e respeito à luz da verdade.


Há mais coisas que virão à tona neste momento de transição. Tenhamos equilíbrio para mantermo-nos fiéis ao raciocínio equilibrado sem engessar a mente, aberta que deve estar para a progressividade das informações. Obrigado ao Anderson. Fico muito feliz por saber que contamos com espiritas com os critérios que nos asseguram o respeito e a credibilidde que o espiritismo merece. E ele é um deles.

Um comentário:

  1. Adorei seu esclarecimento. Felismente tenho a mesma linha de raciocínio seu. Como é bom termos flexibilidade, avaliarmos uma leitura com dicernimento e bom senso, independente de quem o tenha escrito. Somos seres pensantes e não bitolados! Vamos abrir nossa mente para o novo milênio!!!

    ResponderExcluir