Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

DOUTRINA DINÂMICA

Uma das coisas que mais me estimularam no espiritismo foi a sua capacidade de abrir novos horizontes ao pensador. Muitas facetas da vida passam a ser conhecidas a partir das reflexões concernentes aos seus postulados. Ao filósofo, o espiritismo descortina vasta área de compreensão da existencia e do universo. É campo fecundo. É matéria rica em possibilidades que impulsiona a mente no rumo de mais altas considerações sobre o mundo das relações sociais, a diversidade das situações humanas, as explicações sobre determinadas realidades dos seres e a imortalidade da alma.


Por tudo isso, temos na doutrina recursos de entendimento tão dinâmicos que só podemos acreditar que estamos no início de uma era de ouro, mais ampla e rica do que foi o renascimento estudado nos livros de história, nos séculos passados.


É indiscutível a força do conceito reencarnacionista na explicação coerente em um mundo de fatos que sempre intrigaram a alma humana. Mas, tambem, deve-se ter o cuidado de não se cair numa idéia simplista de à tudo explicar pela ótica puramente de vidas passadas. O livre arbítrio é outro elemento poderosíssimo capaz de nos ofertar grande manancial para entendermos a nós mesmos e a amplitude dos valores da vida. Muitos tem a tendencia de acreditar, numa visão puramente acomodada, de justificar a vida e sua nuances como resposta do que fora feito no ontem, em outra existencia carnal. É preciso estar atento para não cair nessa "armadilha" intelectual. A dinâmica do viver passa pelas escolhas do presente e, conquanto soframos, naturalmente, consequencias desse passado reencarnatório, alteramos projetos estabelecidos antes do mergulho na carne para melhor ou pior e, até, pode-se interferir em programas do mundo mais elevado para a coletividade a partir do comportamento dessa mesma coletividade, embora a tudo isso devamos enxergar em sentido relativo.


Engessar a capacidade do ser humano de alterar seus passos é condicioná-lo aos estreitos liames da robotização. Ele seria quase demente se assim o fosse e perderia qualquer sentido acreditar na luz interior decantada pelas grandes almas que passaram na Terra apregoando os poderes do espírito. Muito cuidado, portanto, para não mediocrizarmos o homem, pondo-o na condição de simples marionete da vida. Isto apequena o ser. Pauperiza-o. Torna-o anemico.


O espiritismo é dinâmico, com sua revelações obre as infinitas nuances, as inúmeras angulações da vida. Essa dinâmica nos estimula ser intenso no viver, generoso no agir, profundo no pensar . Saltos fantásticos do pensar podem ser alcançados por quem se entrega à varar as ricas águas dos mares infinitos da filosofia espírita, aquela que caminha com o tempo a fim de nos entregar, com mais intensidade e detalhes, os tesouros inesgotáveis das Leis de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário