Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O RISO E O PRAZER

Interessante verificarmos como a neurociencia está se aproximando das idéias espiritas quanto à nossa natureza. Há estudos, como o do neuro pesquisador Jorge Moll Neto, que demonstra que uma atitude altruísta ativa o córtex frontopolar, região moralmente nobre do cérebro. Isto faz com que seja ativadoo sistema do prazer. É a primeira prova científica de que um ato nobre gera prazer sensorial. O cérebro nos recompensa biológicamente por uma ação nobre positiva.


A natureza dotou o homem da condição para a felicidade. Na nossa linguagem, obviamente, Deus nos dotou para isso. Ser bem humorado é condição estrutural para mais saúde pois o riso, segundo averiguações, desencadeia a produção de imuniglobulina salivar A, fortalecedor do sistema imunológico. O riso é elemento que nos auxilia, inclusive, em recuperações de um quadro infeccioso. Já o mal humor nos predispõe à enfermidades pois deprime a defesa do corpo.


Sorrir nos leva ao prazer, não aquele que está associado ao artificialismo do prazer do gozo material mas àquele relacionado à formas mais sutis de plenificação.

2 comentários:

  1. Que interessante!
    Sempre ouvimos falar sobre isso, mas agora está comprovado. Que legal, Fred! Só você para iluminar os nossos conhecimentos!

    Obrigada meu querido!

    ResponderExcluir
  2. Prezado,

    Realmente dar boas e excelentes risadas, renova nossa vida. Dia desses acordei em plena madrugada dando gargalhadas, não fiquei acanhado e continuei mesmo acordado rindo, depois lembrando do motivo, dei outras boas gargalhadas. Infelizmente, nem todos ao nosso lado pensam assim, preferem estar atormentados pelo mal humor e ainda criam imagens assutadoras da nossa condição de bem humorados. Ainda assim cabe encarar esta situação com bom e excelente humor, como forma de vacina contra um possível contágio dos mal humorados.

    Queria ler seu comentário, de quando algo nos atinge de onde (de quem) nunca esperavámos ser atingidos.

    Forte Abraço

    ResponderExcluir