Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 28 de maio de 2011

AS VIRTUDES NAS DIVERGENCIAS

Um dos grandes entraves para a paz no mundo é exatamente a dificuldade que os religiosos tem para saber conviver com quem diverge de seu pensamento. Nadas mais comprobatório de que estamos longe de viver o que acreditamos do que isso. O fundamentalismo, em seus vários níveis, começa aí. No universo individual, podemos infernizar nossa vida e das outras pessoas por intermédio da intolerância.

Quantas vezes encontramos pessoas anatemizando outras porque creem de forma diferente ou porque não aceitam pontos de vistas opostos? A paz tem início no exercício da tolerância, do respeito ao outro, na disposição de entender que o outro pode nos enriquecer com sua visão de mundo. Nada mais contrário ao Evangelho ( nos referindo, obviamente, aos cristãos)do que a condenação a alguem pelo fato de agir fora da crença. O evangelho começa pelo respeito à diversidade.

Nossa contribuição por um mundo melhor começa pela virtude a que nos referimos. Já estaremos aliviando o planeta se não guerrearmos pela "posse" de Deus e da verdade universal e absoluta.

Um comentário:

  1. O mundo carece de paz nas divergências. Precisamos, com não menos intensidade, amar ao diferente, não nos limitando a apenas amar ao semelhante. É diante das discórdias que se conhece o verdadeiro homem de bem, aquele que tolera,acalma,pacifica,dulcifica,une,trabalha,serve,ama.

    ResponderExcluir