Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 24 de maio de 2011

ONDE VIBRA O PENSAMENTO

Diante da imagem de um artista da fotografia entregue à reflexões profundas, não pude me furtar a imaginar onde vibrava o pensamento dele. Em que águas estranhas navegava a embarcação de sua mente. Pensaria, por acaso, em saudades doridas ou cascavilhava os mistérios da vida, tentando entender a morte?


Aquela imagem me fez olhar de forma diferente as palavras mudas de quem parece não trazer qualquer compromisso com a vida ou com algum tipo de reigiosidade. Talvez sua religião seja a busca; a busca por respostas que a quase totalidade das escolas do pensamento humano não possuem.


O olhar perdido, tentando se encontrar, foi profundamente significativo. Parecia que ele escutava uma musica ou uma voz ignota, vinda lá dos confins do universo - e talvez viesse de lá mesmo. O fotógrafo tinha um diáfano véu de sensibilidade que não conseguia encobrir algo de sua alma. Era um véu transparente. Parecia o olhar de Deus, transparente, penetrando em tudo.


Inspirou-me o jovem artista a escrever esta crônica. A vida tem essas facetas. De repente, algo nos sopra a chama e parece que redescobrimos a vida. Um lampejo fulgurante clareia as entranhas, ilumina os labirintos da mente e perfuma o coração da gente. Basta um cheiro,um olhar de um parente ou um estranho, não importa, e nos incendiamos de uma paixão pelo bem e de uma instigante vontade de conhecer melhor à nós mesmos. É como estar envolto na alma de quem amamos, nos braços de quem não queremos nos apartar. É uma catedral que se ergue, de um momento para o outro, dizendo que tudo é sagrado para a alma que ama. O mundo vira uma catedral. O universo, um templo. O outro, uma prece.


Nesta terça feira com muito sol e alguma chuva, creio que fixei, tatuei em mim, o olhar de procura daquele fotógrafo solitário.

2 comentários:

  1. Parabéns Frederico Menezes por essa bela crônica, que nos deixa refletir sobre os leques de oportunidades que a vida nos dá.
    Muita paz!
    Antonio Carlos laranjeira Miranda
    cienciafilosofiareligiao.blogspot.com
    Te conheço aqui de Carpina!
    Um forte abraço e continue com seu maravilhoso trabalho na seara do Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Fred, amei amigo essa crônica pois o pensamento vai além do horizonte, trazendo lembranças de momentos agradáveis em nossas vidas, porque ás desagradáveis tiramos de letra. Isso acontece bastante comigo,por isso amigo estás de parabéns gostei muito, beijos, nesse coração tão grandioso!!!!!!

    ResponderExcluir