Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

RIGIDEZ INTERIOR

É estranha a colocação! Rigidez interior...! esse é um desafio que temos à nossa frente no tocante a exercermos a tolerância, virtude fundamental para a pacificação em nossas relações. Quando somos muito rígidos emocionalmente, cobramos exageradamente dos outros. Mesmo que estejamos corretos em nosso ponto de vista terminamos por ferir agudamente quem se relaciona conosco. Parece que somos inflexíveis ( e muitas vezes, somos). Duros, implacáveis, terminamos por nos sentirmos vítimas do "mau caratismo" ou da negligência de quem convive conosco. Geralmente ofendemos, dessa forma, quem mais amamos. E sofremos.



Não foi por acaso que Jesus e outros luminares da humanidade chamaram a atenção para a prática da tolerância. Sua ausência proporciona o surgimento do fundamentalismo. Não pode haver pacificação nossa e da civilização sem que a tolerância esteje presente. É irmã dileta da paciencia. Uma só se apresenta com a outra. Claro que não devemos confundir tolerância com conivencia com o erro. Mas, ainda nesse aspecto, importante manter a serenidade para que o mal seja combatido mas o que o praticou encontre portas abertas para sua recuperação.



A compreensão das Leis e o auto conhecimento nos favorecem com leveza interior e um nível expressivo de tolerância. A elasticidade emocional significa maleabilidade que leva à arte de conviver bem com o que pensa diferente e com os que agem fora de nossos padrões. Esse tambem é o caminho para a humildade: não somos o protótipo de toda a verdade.



Analisemos a quanto anda nosso nível de tolerância. É imprescindível em nosso projeto de desenvolvimento pessoal e para nossa contribuição à um mundo melor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário