Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

IVA, DOS POBRES

Há vidas que passam como estrelas coruscantes clareando caminhos. Uma dessas preciosidades eu conheci bem de pertinho: irmã Iva. Ficou viúva e depois paralítica durante cerca de sete anos. Teve um sonho com Francisco de Assis lhe afirmando que ficaria curada mas que deveria construir uma obra social. De fato, tudo aconteceu.Recuperada, fora vista como resultado de um milagre pela cidade do cabo de Santo Agostinho. E construiu o Abrigo para idosos São Francisco de Assis.

O interessante nessa personalidade nobre era a amplitude do seu trabalho e sua maturidade espiritual. Acolheu a dor de muitos e o bairro que leva o nome de sua obra, um dos mais populosos do município, conheceu a grandeza de seu coração. Muitos necesitados foram alimentados ( e ainda são) pelo seu coração. Impunha as mãos sobre corpos e mentes enfermas e muitas curas foram obtidas conforme inúmeros depoimentos. Via espíritos e com eles conversava segundo a mim mesmo dissera. Mas não podia falar à respeito devido a religião que seguia e amava. Usava o hábito de freira.

O Abrigo ainda hoje é um dos ambientes de maior beleza espiritual que tive a oportunidade de visitar. Aliás, uma das visões espirituais mais encantadoras que tive ocorreu exatamente lá.
Já me abasteci espiritualmente entre seus singelos e encantadores jardins. Retornava de viagem e ia até lá. Às vezes, conversavacom ela. E sua ternura me lançava na magia de um mundo diferente. Plena de espiritualidade, revigorava, reanimava e gerava mais vida em quem lhe recebia a voz suave e quente de fraternidade. Iva, dos pobres, dos infelizes, dos desvalidos. Falarei dela mais adiante.

3 comentários:

  1. Meu grande amigo,como vai?É muito bom lembrar de experiências que passamos na vida que nos ensina lições de vida eterna.Até hoje,ao lembrar-me do abrigo São Francisco de Assis,fundado pela nossa grande heroína írmã Iva,fico extremamente emocionada,pois até hoje,mesmo após o seu desencarne,suas lições e seus exemplos de amor ao próximo,continuaram vivos e empregnados nas paredes daquela instituição,e principalmente,nas mentes e nos corações das pessoas que estão dando continuidade ao seu lindo ideal cristão.Não vejo a hora de retornar aquele lugar mágico,onde aprendemos realmente na prática,como amar nossos írmãos em dores,desamparados ,carentes de muito amor e atenção.Que todos nós possamos ter a mesma força e coragem para servirmos a causa do Cristo.Que a paz de Jesus continue a te envolver,grande amigo,e muito obrigada de nos ter propocionado experiências tão sublimes,como o abrigo São Francisco de Assis.A propósito,não vejo a hora também de visitar o abrigo "Lar do Amor",um lugar maravilhoso que tive a oportunidade de conhecer,que também terá,e já tem,a mesma magia do amor nos ares.Que Deus te abençoe querido írmão,e que continue sempre a nos mostrar através de suas palestras edificantes,mas acima de tudo,através de suas atitudes,como seus projetos sociais,a mensagem pura do amor.Beijos,de tua eterna admiradora Joana.

    ResponderExcluir
  2. Muito me encantei quando comeceia a conhecer a Doutrina através de uma amigo... Foi um dos melhores momentos de minha vida. Na época, nunca esquecerei, conversamos um pouco juntamente com um amigo em comum. Neste momento, eu sentia um frio muito grande que a espinha de minha coluna tremia. Conversamos pouco mas percebi como é grandiosa a missão de servir, como é grandioso poder ao menos tentar seguir os passos do Cristo... Neste texto sobre o abrigo Francisco de Assis, me fez lembrar muitos momentos felizes de quando começei a estudar a Doutrina. Muito me comoveu a história deste homem - Francisco de Assis. Identifiquei-me com a irmã Iva, quando falou que ela nao podia falar sobre os espíritos por causa de sua religião... Vivo a mesma situaçao hoje, pois gostaria muito de estar mais a estudar a Doutrina e de conversar com amigos sobre os mesmos pensamentos... No entanto, meu marido identificou-se mais com outra religião, o que tem feito dele um pessoa melhor. Optei por nao polemizar e hoje estou com ele frequentando aos cultos evangélicos. algumas posturas apenas mudam de nome, mas não posso nem falar em Espiritismo, pois esta palavra significa algo muito ruim para eles. Nao entendo como Jesus poderia condenar alguém simplemente e mandá-la direto para o "inferno" apenas por que ela nao se "converteu". Enfim, este pequeno "detalhe de usar habito de freira "da irmã Iva chamou-me a atenção...

    ResponderExcluir
  3. Pessoas de rara fé e devotamento.

    Quando serei assim?

    Abraços

    ResponderExcluir