Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 17 de abril de 2010

LIVROS

Livros! São apaixonantes. Abrem mundos e sonhos, realidades e dimensões. Como é fascinante ouvir um ser humano culto, alguem que traz o humanismo na pele e na alma! Ver um politico que ama os livros investir na educação, o artista externar pontos de vistas criativos e inusitados, um homem de ciencia enlarguecer nossos horizontes com a força do conhecimento.

Entro em uma livraria e meus olhos se comovem e sinto uma suave avidez, como se eu quisesse apanhar o mundo com a mente. Como é sublime o bom livro! Ele tem uma dignidade quase mística, um dulçor quase sonho, uma luz mais que diáfana. Como é triste uma mente que não lê, prisioneira das sombras nefastas da ignorância.

Um dos mais belos presentes que os pais podem oferecer aos seus filhos é o incentivo à leitura. Rasga caminhos e dá asas à alma. O Livro põe as estrelas ao alcance das mãos e a felicidade nas proximidades do coração. Atingível, a ponto de ser conquistada.

Quem não lê atrofia forças poderosas do espirito. E se certas nuances da sabedoria nada tem à ver com leitura e, sim, com experiencia, com a leitura, no entanto, ela tambem se forja, fornecendo ferramental para a leveza e a luz dos sábios.

Quem lê aprende a pensar por si e a desenvolver capacidade de construir raciocínios críticos. Quem esquece, porem, um livro em sua estante e nunca o toca comete grave crime contra a humanidade. É como alguem que se compraz com a escuridão. É como o amante que jamais procura conhecer os lábios da amada...É como a alma que deixa- se prender no lodo da terra, renunciando à amplidão do infinito.

Ah, os livros, que formam universos e histórias, vidas e amores, brilho e um novo tempo.

Um comentário:

  1. Fred, querido amigo, adorei o blog. Já li quase todas as mensagens. Sua contribuição enquanto ser humano é fundamental para todos nós. Um grande abraço.

    ResponderExcluir