Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

PODEMOS IMITAR O MODELO ?

Quantas vezes não escutamos a frase: Ah, Jesus era Jesus! Creio que todos já escutaram sobejamente e, talvez, até já a pronunciou. Para qualquer ser humano, imitar Jesus é um desafio colossal. Até por vergonha ou por não acreditar em si mesmo, não associamos que ele é um modelo que nos foi entregue para ser seguido. Obviamente, o Espiritismo nos esclarece que Ele é o modelo de perfeição que podemos alcançar na Terra. E não quer dizer que o será numa só existencia.


Interessante observar o detalhe de que, se não pudesse ser seguido, não teria sido enviado ao mundo. A Sabedoria Divina não cometeria tal absurdo. Diante disso, podemos suavizar a inquietação e a sensação de "impossível" que nos atinge quando comparamos as ações do Cristo quando esteve pelos caminhos do mundo e as nossas atitudes. Claro que estamos longe desse modelo de perfeição moral, no entanto, toda a perfeição necessita dar os primeiros passos. Sem iniciar a caminhada, como atingir o topo?


As virtudes são alcançadas em um lento laborar, em geral. Para deitar raízes e se transformar em hábito do indivíduo, necessitam serem exercitadas. A repetição de um ato cria o automatismo. A naturalidade com que viveremos as atitudes nobres será alcançada à medida em que atentamos para sua prática.


Se nos foi concedido um modelo é, pois, porque ele pode ser seguido e cada um de nós o fará, dentro de suas possibilidades atuais e de sua determinação para o faze-lo.

2 comentários:

  1. FRED ,MEU NOME É JONAS ,SOU DA INSTITUIÇÃO ESPÍRITA NOSSO LAR, EM JOÃO PESSOA.A ULTIMA VEZ QUE AMIGO ESTEVE EM NOSSA CASA FOI EM AGOSTO DE 2010.A NOSSA CASA ESTAVA REFORMANDO O GESSO ,LEMBRA-SE?
    SEU LAÉLCIO ,DIRETOR DA CASA, ME PEDIU QUE ENTRASSE EM CONTATO COM AMIGO PARA CONVIDA-LO, QUANDO PUDER ,PARA FAZER UMA PALESTRA EM NOSSA CASA.ESPERAMOS UMA OPORTUNIDADE DE NOS ENRIQUECER COM SUAS PALAVRAS ILUMINADAS.
    ENTÃO QUANDO O AMIGO ESTIVER EM JOÃO PESSOA E PUDER FAZER UMA PALESTRA EM ALGUM SÁBADO EM NOSSO LAR FICARÍAMOS MUITO FELIZES!
    FRED QUE JESUS TE ILUMINE E DÊ FORÇA PARA CONTINUAR NESSA TAREFA DE DIVULGAR A DOUTRINA ESPÍRITA E PRINCIPALMENTE SENDO EXEMPLO DE CONDUTA NAS TAREFAS DE CARIDADE. CONTATO (JONAS_SENAC_PB@HOTMAIL.COM)(83 8894-3315)
    ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma verdade, visualizar, sentir, acreditar, e eu acredito, mesmo que necessite de varias...milhares de reencarnações...um dia seremos também seres iluminados, mas ainda andamos feito vagalume, acendendo e apagando a luz, mas...pensando bem me veio agora uma intuição, é o treino...!

    ResponderExcluir