Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

86 MILHÕES DE ÁRVORES QUEIMADAS... POR ASTERÓIDE

Fiquei perplexo ao ler na evista Veja desta semana o incidente ocorrido no ano de 1908, numa área desabitada ( ainda bem ) da Sibéria, nas estepes russas: um grande asteróide se chocou com o nosso planeta, caindo no local citado acima. O resultado nos dá a magnitude da tragédia e deixa-nos a imaginar se este bólide espacial tivesse caído em área urbana, em qualquer grande cidade mundial. Foram mais de mil quilômetros calcinados ao redor do local da queda. 86 milhões de árvores foram destruídas.

A possibilidade de um asteróide chocar-se com a Terra existe. Isto se sabe há muito tempo. Há muito que os cientistas e as forças aéreas de vários países se organizam para evitar uma catástrofe de proporções gigantescas, caso se identifique estarmos em rota de colisão com um corpo celeste de grandes proporções. A ciencia terrestre já consegue monitorar o movimento dos asteróides e calcular, com anos de antecedência, a direção ameaçadora ou não desses visitantes não muito desejáveis. Conquista de nossa astronomia. Agora, enxergo a grandeza da Bondade Divina e Sua Previdencia no fato narrado acima. O gigante do espaço que caiu na Sibéria caiu numa área desabitada. Muitos outros caem nos oceanos, evitando-se, dessa forma, mortes coletivas de grande proporção. Presença de Deus. Lembram do satélite desativado, que caiu há poucos dias, na Terra? Ele era do tamanho de um ônibus e não tinha comando dos cientistas. Poderia cair em qualquer lugar, sobre qualquer cidade. Havia temores à respeito. Pois bem. O satélite dsgovernado caiu no Pacífico. E não atingiu uma só alma.

Sei que algumas pessoas, céticas, podem sorrir dessa minha aparente ingenuidade. Dirão que foi "sorte", uma questão aleatória...será ? o Espiritismo me ensinou que a vida é regida pela inteligência, pela consciencia superior. "Nenhuma folha cai sem ser permitido pelo Alto ...". E por que não desabou sobre um grande metrópole ? E por que nem mesmo uma pequenina aldeia foi atingida? E por que não, mesmo no oceano, perto da costa, da praia ?

Claro que as Leis Naturais fazem sua parte mas fazem obedecendo a organização das forças superiores da vida. A perplexidade dos cientistas ante a aceleração do universo quando a lógica de seus cálculos indicava uma provável desaceleração, me parece mais uma atestado dessa Inteligência Suprema, a desafiar o materialismo dos "sábios" da Terra.

Me interesso muito pelos estudos do espaço. Acho que de lá virá augustas respostas sobre a presença de Deus e nossa infinitude. Gosto de olhar para os céus, às vezes como um adolescente apaixonado, outras vezes como um astronomo frustrado, e muitas outras como agradecido filho da luz observando a pátria de onde vim. Experimentem esta sensação. É reveladora, podem crer.

3 comentários:

  1. Bom dia, a todos...
    Semanas atrás, na vizinha Argentina, inexplicavelmente um explosão destruiu algumas casas e infelizmente deixou uma vitima fatal. Muitas pessoas diziam ser a explosão de botijão de gás. Um cidadão filmou a queda de um corpo em chamas, e jurou ser um meteorito, foi detido, preso por espalhar pânico entre as pessoas (lembro que foi 2 ou 3 dias após a queda do satélite), depois do episódio não foram divulgadas outras noticias.
    Observar o espaço, no mínimo dar-nos a sensação de que:
    Podemos ir ao infinito e além em nossas observações e possibilidades;
    De sermos cidadãos das estrelas;
    De que não estamos sós, e a certeza de que:...Na casa do meu pai, há muitas moradas...

    Forte abraço a todos

    ResponderExcluir
  2. Ah meu querido amigo, como eu gosto de fazer isto. E quando tem aqueles apagões que duram horas...No último fiquei boa parte do tempo na janela em estado de choque com a grandiosidade do cosmos.
    Tenho até um manual do astrônimo amador, só me falta um telescópio. Agradeço a Deus ser um graozinho de areia neste magnânimo universo. Um grande bj.

    ResponderExcluir
  3. BOA DIA, CARO AMIGO FRED
    PASSEI PARA DESEJAR UM FELIZ DIA DA CRIANÇA PARA VOCE.
    FICA COM DEUS.
    FORTE ABRAÇO.

    JOICE E GERALDO

    ResponderExcluir