Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 29 de outubro de 2011

DEUS

Os grandes cientistas estão perplexos com a mais recente descoberta de que o Universo, contrário à toda lógica (humana, claro) está se expandindo e acelerando. Concebiam os nossos pesquisadores que o Universo, apos o "big bang", estaria, naturalmente desacelerando para, talvez, concentrar-se sobre si mesmo. Não entendem que força é essa que está impulsiona o acelerar, movimento este proporcionador do surgimento de novas nuvens de gases, de novas galáxias e, consequentemente, de sistemas planetários. Ou seja, daí a vida "poderia continuar a surgir".

Será que é a matéria escura a responsável por esse fato "inusitado" ? E com que finalidade ? Perguntado sobre se essa força poderia ser descrita como sendo Deus, um dos astrofísicos, ganhador do Nóbel deste ano e descobridor do acelerar do Universo, disse que alguns dos cientistas acreditam que sim. Ora, na verdade, cada vez mais os homens de ciencia tem motivo de acreditar na Consciencia Divina regendo a vida. Claro que eles estão corretíssimos em não aceitar o Deus antropomórfico das igrejas, o Senhor cruel e violentador das suas próprias Leis. Óbvio que o Deus infantil, estabelecido para almas infantis, não será encontrado pelos pesquisadores mas o Criador que o Espiritismo mostra, Esse, eles já encontraram. Falta, apenas, admitir oficialmente.

Esta foi a abordagem que fizemos ontem à noite no Centro Espirita Irmãos do Caminho, no bairro de Ponta Negra, na bela Natal. Creio que foi uma oportunidade maravilhosa para refletir, junto com o público, sobre a presença de Deus manifesta em toda a parte em a natureza. Inteligencia e sentimento são as duas asas para se chegar a Deus e, conforme o Livro dos Espiritos nos mostra, no processo de evolução, primeiro desenvolvemos a inteligencia para podermos compreender as Grandes Leis, depois, o sentimento apurado abre-se para sentir o pulsar do Inesgotável Amor. É assim, simples como todas as verdades, que Deus vai instigando a alma a fim de que ela progrida e o entenda.

3 comentários:

  1. Ei, Fred!

    Como sempre foi belíssima sua palestra ontem.
    Fiquei com ela na mente. Principalmente, quando você comentou que nós matamos nossas células. Coincidência ou providência, alguns dias atrás, uma amiga minha muito religiosa, disse a mesma coisa sobre a nossa capacidade de matar e nossas próprias células.
    Dessa forma, a frase se tornou um grande alerta vermelho!

    Obrigada sempre!

    Até breve,

    Cris

    ResponderExcluir
  2. Sem duvidas que Deus será descoberto em tudo que de inteligente acontece e rege o universo que conheçemos e que descanheçemos. Remover a figura milenar de um homem de barbas e identificar a inteligencia suprema, causa primaria de todas as coisas que é só poder e bondade, beleza e perfeição,unipresente, uniciente, justo e uma terefa do dia a dia, do conhecimento cientifico popularizado e acima de tudo, do esforço sincero de amar.

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  3. Olá meu querido amigo, bom dia!!!
    Deixo aqui uma linda mensagem para reflexão:
    ‎"O amor não prende, liberta! Ame porque isso faz bem a você, não por esperar algo em troca. Criar expectativas demais pode gerar decepções. Quem ama de verdade, sem apego, sem cobranças, conquista o carinho verdadeiro das pessoas."
    Chico Xavier
    Tenham todos uma excelente semana!!!Paz, luz e muito amor no coração!!!Bjs

    ResponderExcluir