Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

AUTO LIDERANÇA

Há muitos cursos nas empresas ou no ambiente empresarial sobre liderança. Como liderar equipes ou setores, como lderar uma empresa. Livros e mais livros aparecem no mercado editorial, escritos por consultores e executivos de reconhecida capacidade de liderança. E abordam com muita precisão o tema. São efetivamente competentes. Observamos, no entanto, que pouco se aborda sobre a auto liderança, aspecto que, não apenas nas empresas mas sobretudo na vida pessoal, é responsável pór quedas íntimas e, consequentemente, debacles profissionais, familiares e por aí á fora.


Gerenciar as emoções, governar a si mesmo e aprender a dirigir a mente para o campo do equilíbrio é um desafio permanente à criatura. A cada dia o ser humano é convidado a rever seus valores e enquanto não levarmos em consideração o ser que somos na essencia, teremos enormes dificuldades de superar determinados obstáculos na construção da felicidade.


Em nossa instituição temos verificado uma enorme gama de dores humanas e de dificuldades inúmeras que manietam as pessoas. E verificamos que o grande empecilho para que essas pessoas consigam superar os óbices é a não compreensão sobre si mesmo e o desconhecimento da finalidade da vida. Muitas doenças se apresentam como persistentes ameaças à felicidade das criaturas e na verdade elas, as enfermidades, são, apenas, o corpo refletindo a alma desnorteada, sem rumo ou em completa alienação sobre si mesma. Muitos choram, angustiados, porque nada "dá certo" na sua vida; outros gritam, desesperados, pelo insucesso no amor e outros mais não conseguem se livrar de vigorosas ou leves influenciações espirituais.


Comove essa enorme gama de companheiros atados aos resultados das emoçoes desencontradas, aos descalabros da fragilidade psicológica, ao desgoverno íntimo. Sem serenidade, pervargam os caminhos do mundo como zumbis e escravos da própria dor, sem atentar para a grandeza interna que carregam. São prisioneiros da própria sombra que alimentam, atormentados pelos fantasmas que teimamos em nutrir em face da escolha distante da realidade espiritual.


Cremos que precisamos ter um número maior de cursos e livros bons que visem a auto liderança. O ser saudável é o mote da atualidade mas isto precisa alcançar outro patamar, um nível mais elevado e aberto, ampliando o raio de alcance para atingir um maior número de pessoas. Há motivo de otimismo pelo que observamos, não apenas no que toca aos ambientes espiritualistas mas, tambem, nos ambientes corporativos, nas grandes empresas que se voltam, cada vez mais, para cuidar do bem estar emocional de seus funcionários, algumas delas, inclusive, ofertando exercícios de Ioga e do zem budismo, de meditação e relaxamento. Os caminhos estão abertos. A avenida para a luz se dilata. É a hora.

Um comentário:

  1. Fred, acho que o emocional tem muita influencia
    sobre nós.Um dia estamos bem, outro dia já não
    está tão legal, e assim temos que ir em frente
    sempre lutando, procurando elevar os nossos
    pensamentos, buscando melhoras para o nosso
    corpo fisico, e espiritual.

    Reflexão

    "A felicidade só é completa se for construida
    todos os dias e renovada a cada novo momento.
    Ser feliz não é ter tudo na vida, mas ter motivos para adicionar algo novo na vida."
    (Lyoh dos Anjos)

    Um ótimo final de semana!!!!!!Beijos!!!!!

    ResponderExcluir