Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

OS OLHOS CHORAVAM, A BOCA SORRIA

Não importa seu nome. Ela não desejaria que viesse a ser exemplo de nada. Uma torrente de provas, um bocado de sofrimento e a serenidade oriunda da resignação nascente da compreensão. Filhos especiais. Situação financeira limitadíssima. Abandonada pelo companheiro infeliz, seguiu confiante no amanhã. Muitas vezes seus olhos era um borbulho de lágrimas mas sua boca sorria. A lágrima era sua realidade terrena, o sorriso, sua natureza espiritual. Forte na dor, suave na ternura em apoio aos mais necessitados. Faz campanha para amparar os filhos do sofrimento embora ela seja um deles. Suas feridas não são capazes de impedir sua comoção ante a miséria do próximo.


Olhar em seus olhos é enxergar uma nesga do céu. Lembro de minha tia Lenice. Atrofiada, era bela quando jovem e manteve algo dessa beleza no azul cristalino dos olhos e no sorriso um tanto largo. Paralizada sobre o leito, foi uma mensagem de esperança e vida. Seus olhos tambem choravam algumas vezes mas sua boca era uma nesga de Deus em plena escuridão das provas.

Que leitura podemos fazermos ante essas vidas limitadas no corpo mais quase livres na alma ?

3 comentários:

  1. Aprendermos a viver observando estas lições de doações de entrega diante de Deus, sem lástima porque na verdade diante de tanto sofrimento nós não temos nada.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Irmão em Cristo Fred que exemplo vc nos oferece a reflexão.
    Vejo que assimilamos muito da educação de nossos pais quando assim queremos, como tudo na vida de bom e positivo.O espiritismo através dos exemplos e de sua literatura tem ajudado a meu espirito encarnado a se REEDUCAR. Ao ler estórias como esta de sua tia, e conviver com pessoas que nos ensinam a tolerar , a amar e perdoar é que percebo que vivia no cativeiro de minha ignorância por muito tempo.
    Venho nesta semana precisamente no dia 25/10/2011 de uma fato muito triste e trágico na família de minha esposa, a tragédia que se passara em Camaragibe. Nem sei se aquilo foi um trágico resgate ou mais uma aquisição de débitos para o futuro. O homem ainda continua muito primitivo em suas ações sem querer dar o outro lado da face, buscar ser humilde e perdoar setenta vezes sete como assim assevera o evangelho. Deus tende piedade de nós! Ainda meio abalado com tudo isso, venho refletindo sobre a vida e as existências futuras acerca da doutrina dos espíritos... somos a resultante da soma e a diferença de tudo o que fizemos e fazemos aqui.
    Se tivemos uma vida de poucos exemplos de que adiantou no último dia de sua vida praticarmos um ato abominável contra as leis divinas contra a si mesmo e contra outrem, serás lembrado pelos que te conheceram no último dia de tua existência pela barbárie cometida de que os atos praticados em favor do bem.
    Quando o Cristo expressou que deveríamos ir ao filho para poder chegar-mos ao Pai, muitos e até eu em minha ignorância observava tamanha exigência ou severidade em suas palavras. O Espiritismo me fez entender que: Há muito caminha e estrada a percorrer para se chegar até Jesus, na pureza daquele espirito que só irradia luz e amor. Temos que a cada dia copiar este exemplo e extinguir dos corações humanos toda forma de violência que ainda insiste na humanidade.
    Fred Amigo e irmão que Jesus continue te abençoando para trazer estórias e comentários tão felizes quanto este para continuar somando a minha reeducação nesta longa estrada que me leva e nos levará até Jesus.
    Sempre digo pra Ele... de repente estou na estrada que me leva a você... de repente eu vejo a estrada que me leva a você.

    ResponderExcluir
  3. AMIGO, AS LIMITAÇÕES DO CORPO, JAMAIS DEVEM IMPEDIR O ESPÍRITO DE AVANÇAR PARA DEUS. A CONSCIÊNCIA NOS CHAMA PARA ESSE AVANÇO. SABER PASSAR PELO SOFRIMENTO COM RESIGNAÇÃO E FÉ EM DEUS É EVOLUIR.
    RECOMENDO AOS QUE NÃO LERAM AINDA A OBRA RENÚNCIA, UMA BRILHANTE HISTÓRIA DE AMOR, RESIGNAÇÃO,PERDÃO E FÉ.
    UM GRANDE ABRAÇO A TODOS QUE ADMIRAM O FREDERICO. MUITA LUZ!

    ResponderExcluir