Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A ÁSIA NA NOVA ERA

Lendo o belíssimo texto do espirito Emmanuel, na obra que leva o nome do autor, psicografada nos anos trinta do seculo passado, encontramos uma abordagem profética à respeito da Ásia, no que tange sua participação na riqueza do mundo. Não apenas a riqueza monetária, com certeza, mas a riqueza espiritual e cultural que marca o Oriente.

O grande espirito se refere ao fato de que os países asiáticos seriam o futuro do progresso da humanidade. E olhe que quando Emmanuel escreveu isso, nada indicava que o Oriente voltaria a ser a região dinâmica das sociedades da Terra. O Japão ainda não era a segunda economia planetária. A China, o colossal dragão, patinava em comunidades empobrecidas marcada por ilhas de opulência pertencente `as dinastias de seus imperadores e a Coréia, assim como Singapura, Hong Kong ( de volta à China atualmente ) e Taiwan não sonhavam transfigurarem-se nos tigres asiáticas da contemporaneidade.

Proféticas as palavras mediúnicas numa época em que predominava o dinamismo das economias européias e despontavam os EUA como nação poderosa no Ocidente. O que vemos hoje: A China apresenta-se como grande potencia econômica, puxando o desenvolvimento do planeta com seu crescimento pujante. Gera mais milionários que os Estados Unidos na atualidade, adotou uma economia capitalista e retirou mais de 400 milhões de chineses da miséria. A India desperta de seu sono e avança a uma taxa de cerca de 7% ao ano na geração de riqueza. A Coreia do Sul tornou-se, em cerca de quatro décadas, um país desenvolvido, assim como Singapura e Taiwan. Indonésia e Malásia desenvolvem-se como em nenhuma outra época e o Japão ( até o começo desse ano era a segunda economia do planeta ) permanece como dos países mais desenvolvidos do globo, ostentando o terceiro lugar no ranking dos mais ricos.

O fato do orientador espiritual ter previsto essa fase da Ásia implica em refletirmos que deve haver um belo compromisso dessas nações para com a nova era da Terra. As conquistas tecnológicas somadas à vasta cultura humanistica e espiritual dos povos orientais, com certeza, contribuirão, de forma incisiva e vigorosa, para o novo momento. Espero que só não adotem o equívoco do consumismo enlouquecido que caracteriza o Ocidente. Seria lamentável. e os sinais estão indo nessa direção. A influência do modelo ocidental é tão grande que nenhum outro país do mundo faz tantas cirurgias estéticas quanto a China. São as chinesas desejando o padrão de beleza ocidental. Milhões de intervenções cirúrgicas estéticas para arredondar os olhos, deixando para trás os olhos puxados característicos dos asiáticos.

Aguardemos a passagem do tempo. E esperemos que os valores positivos do Ocidente enriqueçam os países do sol nascente e os deles nos envolvam para que busquemos as luzes da espiritualidade, lá, no berço da grande sabedoria, onde nasceram as grandes culturas da civilização.

Recomendamos a leitura do grande livro "Emmanuel", publicadopela Federação Espirita Brasileira, uma das primeiras obras de Emmanuel psicografada. Vale a pena

2 comentários:

  1. Amei sua palestra sabado em guarabira
    sou de Cacimba de Dentro,
    e sou muito feliz em ser espirita
    seu blog está lindo
    parabéns pelo trabalho desenvolvido
    muita luz,

    ResponderExcluir
  2. Exatamente isto, amigo.
    Não podemos também esquecer as revoluções que assolam os países árabes reclamando por liberdade, por direitos humanos e dignidade, infelizmente ainda com uso de armas e derramamento de sangue. É triste ver a fome que na década dos anos 80 foi valentemente combatida na áfrica (Somália), voltar a figurar naquele país. Façamos, pois nosso papel, estimulando nosso sentimento de altruísmo e desenvolvendo nossa capacidade de amar nosso próximo.
    Desenvolver nossa cultura, conhecimento e incentivar nossos jovens na busca dos valores legítimos e eternos da alma.

    Abraço a todos...

    ResponderExcluir