Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 15 de março de 2010

DIREITOS HUMANOS

No processo evolutivo da Terra, as conquistas referentes aos direitos Humanos representam passos adiante para termos uma sociedade amparada no nobre humanismo. Claro que falta muito ainda para saltarmos em direção à civilização espiritualizada que tanto desejamos.Aprendemos que, à medida que o tempo passa, as leis dos homens vão se aproximando das leis divinas. A espiritualização promove a harmonia entre o coração dos seres e as necessidades de regulação de suas relações.

O mundo se comoveu com a morte do preso politico em Cuba, o pedreiro Zapata. Ninguem deveria ser preso por pensar diferente dos governantes. Conquistas evolutivas dissolvem a idéia sombria de que é crime pensar diferente ou desejar práticas democráticas. Com todas as deficiencias da democracia, essa nos parece ser o melhor regime, capaz de respeitar as diferenças e defender a liberdade, esse tesouro que devemos preservar como o início aos direitos humanos. A próxima etapa, sem dúvida, é ampliar as reflexões quanto aos deveres humanos pois isso não pode ser esquecido para o equilibrio do funcionamento social.

Morreu Zapata. O grande estadista, premio nobel da paz e presidente da Costa Rica,escreveu um belo e profundo artigo no jornal espanhol "El Pais", denunciando o horror dos presos politicos de Cuba. Escrita elevada, deixando reflexões importantes sobre o tema. E demonstrou sua coerencia em defesa da vida, da democracia("Onde há democracia não existe preso politico", escreveu) e do respeito aos direitos humanos. A indiferença dos "bons", a omissão dos que devem sempre pugnar pela bondade, a dignidade e a verdade,é que proporciona o avanço do mal. Não só Luter King e Rui Barbosa colocaram esse pensamento. O Livro dos Espiritos tambem o faz, quando ALLAN KARDEC, o apostolo da codificação espírita pergunta por que o mal predomina na Terra. E a resposta é direta : Por que os bons são tímidos. Esse grande estadista e presidente chama-se Oscar Arias.Teve a coragem de denunciar tal descalabro.

Podemos ser firmes sem ser violentos ; brandos sem ser omissos ;doces sem ser negligentes. Equilibrio.Quem deseja o progresso da humanidade, contribui em todos os sentidos para um mundo equânime e fraterno.

2 comentários:

  1. Hoje, o comentário não é sobre o texto...

    Até que enfim a foto no blog! Vamos comemorar essa evolução!
    kkkkkkkkkk

    Abraços e ficou linda a foto!!!

    ResponderExcluir
  2. Fred,como trabalho com essa temática dos Direitos Humanos afirmo com muita clareza que ainda estamos longes de galgar um mundo fraterno, solidário e humano. Mas a certeza de que existem seres humanos que lutam em defesa desses chamados direitos humanos, me fortalece,pois ao menos temos a certeza de que as pessoas estão se deixando sensibilizar com a dor do outro em todas as suas formas. Ainda estamos lutando pelos Direitos Humanos,mas acredito que num futuro breve, estaremos lutando para manter esses direitos vivos e intocáveis. Um abraço.

    ResponderExcluir