Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 27 de março de 2010

A MAGIA DA MIRUEIRA

Para quem não conhece, a Mirueira é um bairro da cidade do Paulista, aqui em Pernambuco. Lá se encontra o hospital Padre Manoel, originalmente um hospital para os portadores da Hanseníase. Hoje é um hospital publico que atende outras enfermidades.

Recebi um comentário de uma querida amiga que não vejo há muitos anos. Luciene. Nesse seu contato, que muito me emocionou, ela recordou dos nossos trabalhos de visitação àquela colônia de hansenianos. Chamou aquele tempo de mágico. E foi. Foram mais de vinte anos de atividade fraterna junto aos nossos amigos lá internos. Uma equipe grande, formada por irmãos de várias casas espiritas. Pura magia de amor. Aprendemos tantas lições profundas e encantadoras com os enfermos. Desfilaram ante nossos olhos dramas intensos e até revelações espirituais. Com certeza, o passado das muitas vidas nos ligava àqueles corações internos.

Luciene, coração cheio de magia e ternura, alma amiga, era das que levava seu carinho aos padecentes da enfermidade. Concordo com sua saudade, minha amiga Luciene. Crescemos muito nas orientações dos espiritos amigos naqueles evangelhos realizados na casa de Mãe Dolores. E crescemos com a sabedoria inerente a um Varlindo, um Oscar, a citada Dolores e tantos outros.

O tempo não volta, mas nada, nem o tempo ou a morte poderá retirar experiencias tão ricas que vivenciamos na tarefa de Jesus. Alimentávamos dos sinceros sentimentos e os vimos partir, muitos deles, para o Lar espiritual. Ficava a doce lembrança, Luciene, como agora me recordo do seu sorriso amigo, cheio de carinho por toda a tarefa que realizávamos.

A magia da Mirueira jamais morrerá. Está impregnada em nossa imortalidade, como a nos lembrar que toda dor um dia passa, toda provação tem um final e a luz que brota das feridas sofridas com resignação é esplendor na estrada dosd que não perdem a fé no Senhor de Nossas Vidas.

Um forte abraço, minha amiga, e obrigado por me trazer de volta a magia daqueles inesquecíves momentos.

3 comentários:

  1. Mainha sempre me contava quando eu era pequena q ia fazer visitas e q conquistou pessoas queridas lá Fred....isso me emocionava muito...e a emoçao aumentou quando li o seu livro, principalmente a comparação feita entre as feridas com flores q brotavam no corpo..quanta resignação, fé, força e esperança....Meu Deus!!!!uma cachoeira de lições q inundam nossa alma....Deus abençoe aqueles q já partiram pra vida Maior, e aqueles q lá permanecem....

    ResponderExcluir
  2. Em nossa casa Espírita, situada no litoral sul de Alagoas, sempre ouvi falar de Mirueira. Rosângela, nossa confreira, sempre nos emocionou a contar suas experiências lá vividas. Era como se fosse o início do Cristianismo e sempre que ouço falar deste hospital, me recordo da História de Maria Madalena ou de Magdala, que acolheu hansenianos em sua casa após o desencarne de Jesus. Sempre quis conhecer esse lugar... É como se lá o sofrimento tivesse conotação poética, mesmo com tantas agruras que os portadores da hanseníase passam. Esse hospital me recorda uma passagem do Evangelho: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e verás que ele será suave e leve"

    Emocionante.

    ResponderExcluir
  3. Gente!!! leiam o livro: Os Filhos de Lázaro,MARAVILHOSO EM TODA SUA PLENITUDE.

    ResponderExcluir