Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 6 de março de 2010

ESTRANHAS INFLUENCIAS

A mente em desalinho de milhões de pessoas em todo o planeta é um enorme desafio para os estudiosos da psique.Mudança de comportamentos de forma brusca, oscilação emocional grave com mudança de humor extrema, agressividade injustificável e atitudes bizarras levam diversos pensadores a se indagarem qual o caminho para entender a mente humana.

Embora os avanços reconhecidos no campo da psicologia, da psiquiatria e da psicanálise, vários aspectos do comportamento humano ficam ainda sem resposta no universo dessas escolas. O conhecimento da dimensão espiritual do homem favorece uma maior compreensão desses enigmas do comportamento humano, estruturando as respostas para várias patologias da mente poir intermédio das chamadas obsessões. Estas ocorremquando uma ou mais mente de uma individualidade fora da carne persegue ou constrange alguem, induzindo a criatura à comportamentos bizarros e à condição alienada perante a vida.

Esse mal, que o Sr Allan Kardec afirmava já no século 18 ser uma epidemia, responde por grande número de casos de alienações mentais, de internamentos em clínicas psiquiátricas e de dependencia quimica em centenas de pacientes.

É claro que existem circunstânciasexplicadas por problemas unicamente fisiológicos: Loucura por problema no cerebro, esquizofrenia, neuroses e síndromes que nada tem à ver com problemas espirituais. Isso, porem, não invalida a questão dasinfluências espirituais indesejáveis e muitos profissionais da área já se rendem a essa reflexão pelos exemplos que lhes chegam no dia - a -dia.

Muito terá a ganhar ciencia da psique se estudar as idéias espiritas pois vários ângulos da problemática se desdobram ao estudioso na seara da espiritualidade.Dedicados Psicólogos criaram instituições de psicólogos espíritas e alguns hospitais, inclusive na Europa, permitem o tratamento espiritual aosseus pacientes, com resultados extremamente interessantes em termos de recuperação.

Quando o pensamento imortal avançar mais ainda sobre a população, esta saberá criar suas defesas contra certas patologias psíquicas, investindo na saúde moral e mental, nos valores de enobrecimento do ser e no amor, a maior terapiade prevenção contra depressão, síndrome do pânico e outras enfermidades "da alma".

Convidando o ser humano para uma alteração de seu comportamento para melhor, edificando a reforma intima, o Espiritismo em particular, e o Evangelho abrangendo todas sa escolas do pensamento cristão, junto com os sábios que formataram o conhecimento espiritual da humanidade em outras vertentes religiosas, podem fornecer antídotos eficazes contra as fragilidades emocionais e as obsessões, porque, vividas, podem fortalecer o caráter da criatura, edificando um novo ser para uma nova era da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário