Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 26 de janeiro de 2013

A DIVINA ALQUIMIA

Há um soberano princípio que norteia o universo - a fraternidade. E é ela que promoverá a grande mutação da sociedade humana. As convulsões políticas, conquanto terminem por exercer sua influencia no debastar das arestas referentes às imperfeições da vida planetária, gerando, muitas vezes, ódio e ressentimentos, não alcançam o promontório em que os seres humanos da Terra divisarão seu destino glorioso, estruturado na paz verdadeira e na justiça social. A generosidade, a compaixão, a dignidade de caráter - eis o que brotará das lutas intestinas da comunidade humana.

Nesse contexto, entendemos a função do sofrimento, fornalha dos mundos inferiores, a organizar as mentes e corações, sensibilizando-os para os grandes voos do espírito. O espiritismo, na feliz colocação do colossal Leon Denis, tem importante e crucial tarefa, a de esclarecer as massas, iluminar as almas, fermentar o progresso, consolar os mais desvalidos. A grande noite da ignorância cederá à força das sublimes claridades. Sob o ponto de vista da lei de evolução, não há como não sentir os elos que nos unem à todos, que nos coliga aos que lutam em ambientes amargos, com suas vidas atormentadas. Eis a hora, então, do coração sentir a divina alquimia proporcionada pela solidariedade, alquimia esta burilada pelo cinzel das dores, nas sucessivas existencias e na atual experiencia na carne. Eis o momento de consolar vidas, iluminar caminhos e de se acender o archote da fraternidade legítima, escopo de uma vida superior.

Teus irmãos - grita a voz das dimensões sutis, em referindo-se aos que mais sofrem. Tua arena abençoada - aponta a mesma voz, em remontando ao planeta azul. A ascenção gloriosa se processa em meio ao turbilhão de incertezas mas, se processa. Ela ocorre. E a maioria ainda não a sente e não a entende. Com a palavra e a escrita, com o coração e o exemplo, esclareçamos, instruamos, eduquemos, a partir de nós mesmos. O mundo conhecerá, então, essa divina alquimia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário