Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

DEPRESSÃO E MATERIALISMO

Já existem diversos estudos maravilhosos sobre a depressão, essa pandemia do século 21. São especialistas na área médica, nas muitas escolas psicoterápicas, e abordagens espíritas e espiritualistas, tratando, com maestria e profundidade a doença. Aqui mesmo, neste espaço, já abordamos o tema. Gostaria, apenas, de enfatizar certa nuance da dificuldade que vitima a humanidade. Paradoxalmente, um número crescente de pessoas se afirmam espiritualistas, buscam compreender a vida dentro dessa ótica e, no entanto, não podemos desconhecer que a pandemia depressiva tambem é estimulada pelo materialismo, ou um gênero de vida que não leva em consideração os valores mais profundos do espírito que somos. Como sabemos, não há uma única gênese para o surgimento da depressão. diversos fatores podem ( e desencadeia) a enfermidade. Muitas vezes, mais de um elemento apresenta-se como instrumento que desenvolve a insidiosa enfermidade da alma. Desde  a dificuldade de lidar com perdas de variada natureza até a obsessão tradicional que os espíritas estudam e conhecem bem.

A ausencia de uma vida pautada pelos valores a que fiz referência acima, aprisionando a criatura no materialialismo que caracteriza, ainda, o ambiente na Terra, responde por uma alimentação dolorosa ao mal emocional que trucida milhões e milhões de vidas. As práticas religiosas são "materialistas" e as aspirações sagradas estão eivadas de fatores eminentemente materiais. A "fé" desses dias de hoje ainda não é capaz de remover as montanhas das dificuldades. Claro que existem gratas e muitas exceções. Mas são, infelizmente, exceções.. Como vivemos? qual é o nosso gênero de vida? Como se configuram nossas aspirações? Como nos relacionamos com o divino? São perguntas que, conforme as respostas, podem nos dar mais pistas sobre algumas manifestações da depressão na existencia de milhares de criaturas.

Nos dias tensos e difíceis que atravessamos, a alma é exigida mais amplamente em termos de diretrizes, de caminhos que trilha, desafiando sua a paz. É preciso remodelar o conceito de paz, repensar essa busca. E definir a compreensão de que a alma precisa encontrar a "alma", no entendimento de que somos o ser imortal mergulhado, temporariamente, nas águas mais densas do oceano físico. Isso pode fazer a diferença, sim, na constituição do universo psíquico que respiramos, com ares mais harmônicos ou turbulentos, conforme a direção que damos à própria consciencia. A vida só material, estressante, não sacia e não responde a sede que temos. É fundamental dar uma chance ao espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário