Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A EXPERIENCIA DE DEUS

Estava lendo o livro de Inácio Laganera sobre Francisco de Assis e parei para refletir na grandeza da experiencia mais que transcendente do contato com o divino vivenciada pelo Irmão da Úmbria. Outras grandes alma já narraram suas experiencias para com a luz infinita da vida e todas sentem tomadas pela colossal energia que lhes fortalece a existencia, suprimindo-lhes qualquer receio.

Francisco é guindado  a um estado de consciencia indescritível. Na verdade, ele se redescobre em sua natureza cósmica. E projeta toda a beleza da presença de Deus em todas as expressões da vida, em todos os elementos da natureza e em todos os seres viventes. Identificou, por exemplo, que os mendigos não trazem apenas a fome do corpo mas, tambem, a necessidade de aquecer o coração, enregelado pela indiferença de tantos e pelos dissabores da vida. Creio ser ainda preciso um estudo de grande profundidade para vasculhar a imensa contribuição que a vida do Santo de Assis oferece aos estudiosos da sociologia, psicologia e da religiosidade. É um personagem fascinante, de difícil compreensão pelas decisões que teve a coragem de tomar fora dos tradicionais padrões encontrados.

Conforme observamos os exemplos deixados pelo "pobrezinho" de Deus, várias nuances dos desafios humanos se apresentam e pautam nossos pensamentos num processo de avaliação dos nossos passos na vida. Uma grande vida, que nada materialmente possuía, demonstrou que, em Deus, tudo possuía.  O que isto representa na conquista da verdadeira liberdade ainda precisa ser aprofundado por cada  alma. A consciencia límpida, tomada pelo divino, oferta a mais ampla liberdade ao ser. É preciso estudar melhor a vida de Francisco de Assis.

Um comentário:

  1. Prezado Amigo,

    Já li e refleti muitos comentários sobre Pai Francisco, mas: ...“estudar melhor a vida de Francisco”..., é de um encantamento indescritível, esta sugestão é muito além do que podemos entender ou compreender e por si só já é uma grande reflexão.

    Forte Abraço,

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir