Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

GLORIOSA ÍNDIA

Gigante asiático, país marcado pela profusão de cores, perfumes e uma população de cerca de um bilhão e duzentos mil habitantes, perdendo apenas para a China nesse quesito, a Índia representa bem o vem ocorrendo no planeta a nível de transformação. Embora contabilizando ainda algo em torno de 800 milhões de pessoas vivendo na pobreza (sobrevivem com 2 dólares por dia ), notabiliza-se pelo dinâmico crescimento econômico, grandes transformações na geração de riquezas, proporcionando o surgimento de uma classe média que já é igual a todo a população dos EUA. Embora tenha aderido a economia de mercado, a Índia valoriza sua cultura espiritual e suas manifestações folclóricas, alem de investir num humanismo próprio dos seus valores espirituais.

Em termos de economia, vem crescendo, há duas décadas, cerca de 8% ao ano, quase o mesmo que a China, se especializando, inclusive, na chamada economia moderna, envolvendo trabalhadores especializados em tecnologia e uma industria que já se faz pujante. Leva vantagem sobre a China, seu maior rival em termos de país emergente pois enquanto aquele aderiu a economia de mercado mas manteve-se sem democracia política, a Índia é a maior democracia do planeta, no que tange ao número de sua população.

Para termos uma idéia das grandes mudanças que atravessa o gigante asiático, muitas empresas locais já se tornaram potencias internacionais, na verdade, poderosas multinacionais, na área da siderurgia, tecnologia e outros serviços modernos. Elas adquiriram empresas inglesas, belgas, americanas e espanholas, demostrando o vigor de sua riqueza gerada nos últimos anos.

A tolerância religiosa vem alcançando degraus significativos, lá convivendo hindus, cristãos, jainistas, muçulmanos, etc. Essa pluralidade enriquece e humaniza cada vez mais o país. Alem do mais, a reencarnação é crença que se mantem inabalável, fortalecendo os dispositivos da consciencia sagrada do povo. Claro que a modernização da India coloca em risco certas conquistas do espirito indiano. A terra de Tagore e Ghandi necessita estar atenta para não sucumbir ao canto consumista e materialista da riqueza material, seu grande desafio, ao lado da geração de empregos e da retirada de um enorme contingente da miséria. No entanto, diante do que era ( já foi muito pior ), a India dará prova de sua capacidade de superação. Muitos ascenderam em suas condições de vida. Outros milhões tambem o farão. O futuro pertence, tambem, a gloriosa Índia. Ela bem representa a Terra em transe que conhecemos na atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário