Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

POR QUE FRANCISCO ?

Meu amigo Gustavo fez referencia ao  texto que escrevi sobre a grande personalidade crística de Francisco de Assis. Deem uma olhada na área de comentários. E incentivou, diretamente, a esta nova abordagem sobre o "pobrezinho" de Assis. Penso que seja indiscutível não só a importância histórica da vida dele para a cristandade quanto os elevados predicados psíquicos e morais que apresentava, moldando o que poderíamos chamar de ser humano do amanhã, para cada um de nós. Claro que devemos levar em consideração o contexto social, cultural, ambiental e de tempo do período em que ele esteve na Terra. E isso trouxe o que muitos podem considerar exageros de comportamento do filho de Pedro Bernadone.

A tarefa de Francisco não era ( e não foi ) fácil. A reconstrução da "igreja" ia alem do reerguimento das ermidas e pequenas capelas, como a de São Damião, efetuada com grande esforço por ele. Em sua dimensão mais ampla, Francisco teria a missão de refazer a igreja das convicções, da essencia do cristianismo, do despojamento dos ensinos de Jesus, na pulcritude e simplicidade trazidas pelo Mestre. A cristandade, pelo menos em sua igreja dita oficial ( apostólica romana ), estava em grave perigo, açambarcada por interesses políticos, de poderes terrestres, desvitalizando cada vez mais a grande mensagem. Tínhamos um cristianismo anêmico, sem viço, sem alma, sem vibração de amor, sem calor e humanismo.

Embora a aparente fragilidade que o filho de dona Pica e de Bernadone , seria necessário alguem de muita força interior e profunda bagagem de natureza moral, para concretizar o grande chamamento ao retorno para o cristianismo primitivo. Numa sociedade manietada pelo temor religioso, prisioneira de um "cristianismo sufocante", fazia-se necessária uma forço transformadora de uma alma  capaz de cumprir sua tarefa  de maneira a influenciar toda a estrutura da época, com efeito alem do tempo. E isso, efetivamente, ocorreu. Claro que o "medievalismo" não se encerrou com a passagem de Francisco na história. Seria um efeito com desdobramento à  longo prazo. Muitas vidas, porem, foram influenciadas diretamente pela ternura, fidelidade e coragem proveniente do amor de Assis. Aquele sol resplandeceu alem do tempo e do espaço. E ainda hoje inspira vidas. Estudar Francisco é encontrar-se com um fantástico manancial de ensinamentos, de posturas e serenidade arrebatadora. É mergulhar na sublimidade do evangelho, encrustado num espírito profundamente integrado á mensagem inesquecível  da Galiléia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário