Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

LIVRE COM A VERDADE

Muitos procuram a liberdade. Todo desejam ser livres. O grande desafio é compreender o sentido real de ser livre. Em nosso estágio atual temos confundido liberdade com irresponsabilidade e desrespeito aos direitos dos outros, gerando turbulências na vida social.

Eu anseio ser livre. Tenho refletido, porem, em vários ensinamentos dos bons espíritos e pensadores na Terra à respeito dessa conquista. E tenho verificado que não se pode ser livre se não o sejamos em nosso mundo interior, nos recessos da consciencia. Essa conquista, porem, só se efetua à medida em que nos tornamos mais íntimos da verdade. Tolstói, o grande escritor russo já escrevera : " Muitos buscam a liberdade e a não encontram. Só se encontra a liberdade na verdade". Jesus já fizera esta referencia: "Conhecereis a verdade e esta vos tornará livres".


Estar com a verdade é ter a anuencia da consciencia. O Senhor tambem dissera: "Quem comete pecado torna-se escravo do pecado". Ora, temos um mundo de reflexão em torno da questão. Sem duvida que o que nos incomoda no cerne da consciencia nos aprisiona, de alguma maneira. Já o que caminha sem núcleos de perturbação acusando-o por dentro sente-se leve, confiante e feliz. Compreende-se melhor o pensamento da sabedoria quando nos diz que a morte de um justo é feliz e tranquila pois este não tem o que temer. É livre por dentro.


Observamos que há pessoas aparentemente soltas para fazer o que desejar, no entanto, apresentam certo desconforto, angústia intensa, escravizadas por grades invisíveis, que lhes limitam os vôos da alma. Já outras, vivem encarceradas fisicamente, inibidas por algum problema físico mas seus olhos e seu sorriso demonstram que nada temem, estando abertas para a vida. O custo da liberdade é o compromisso para com a verdade das sublimes leis morais do Universo. Quanto mais moralizado o ser mais livre é.


Eu desejo ser livre e essa reflexão me mostra o quanto necessito caminhar para alcançar meu anseio. Aspirar é o primeiro passo. Viver o que se acredita é o passo definitivo.

2 comentários:

  1. Na vida tudo tem um preço. Pagamos ao nascer lutando entre dor e emoção,ao crescer viver e morrer nao sendo praticamente nada.
    Ass: Ana paula amaral
    tchau obrigado espero que vocês gostem

    ResponderExcluir