Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PSICOLOGIA SEM ALMA? 2

Existem muitos meandros na alma que a psicologia atual, ainda organicista, não consegue nem se aproximar. A grande esperança são os profissionais da psique que enveredam pela psicologia transpessoal. Não por acaso, "Sua Voz", o ser que inspirou a obra A Grande Síntese, do filósofo italiano Pietro Ubaldi, afirmou que a psicologia ortodoxa, a organicista, não teria futuro. Não vai aqui qualquer desmerecimento ao ramo. Já enfatizei os grandes avanços das ciencias psi nestes cem anos ultimos, no entanto, a dinâmica da vida está a exigir coragem para ousar. E para entender o ser humano em maior profudidade há que se levar em consideração sua imortalidade, pre- existencia e suas variadas dimensões.

Mas, nada ficara´parado. A psicologia tradicional, conservadora, será levada a ir alem, a não ter medo de afrontar seus cânones. Neste dia, a psicologia enxergara´a alma e fará jus à tarefa que lhe cabe na emancipação espiritual da humanidade. E isso já está em execução. Sinal dos tempos.

Um comentário:

  1. Concordo com voçê Fred a psicólogia como todas as outras aréas para se fortalecer devem unir forças entre os métodos tradicionais devido a suas experiências e os métodos modernos devido a novas necessidades e prioridades do homem atual. Cabe unicamente aos profissionais de cada aréa fazer essa trasição de forma assertiva e natural, para que a cada dia possamos viver em mundo com mais conhecimento e harmonia entre todos.

    beijos!!!
    karine

    ResponderExcluir