Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

FAZER SILENCIO MENTAL

Na vida tumultuada dos dias atuais, uma de suas características é a gande poluição sonora que agride os ouvidos humanos. Mas há tambem os sons inaudíveis para o exterior, no entanto, altamente perturbador para o mundo íntimo: a poluição mental. Os pensamentos conflituosos, o torvelinho emocional, os gritos "silenciosos" da alma emanam ondas dilacerantes na realidade espiritual da criatura. O budismo e outras doutrinas que trabalham com a mente, investem na educação mental, auxiliando-nos a aprender a fazer silencio interior.

O estado de meditação, a criação de hábitos salutares no tocante ao pensar a vida, favorece o encontro com esse silencio interno, propiciador da serenidade, tão necessária às nossas vidas. Esse controle mental contribui para um estado saudável para a pessoa, reordenando emoções e gerando grande qualidade de vida. A maneira como falamos externamente reflete muito das condições internas. A tranquilidade nas diversas situações pode ser adquirida a partir desse cessar das agonias mentais. Observemos esses nossos tumultos internos e teremos grandes possibilidades de alcançar o auto conhecmento.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Na atualidade é muito comum vermos pessoas que não conseguem perceber que é salutar o silêncio, pois onde quer que estejamos logo identificamos pessoas, que sem ao menos notar que existem outras pessoas naquele mesmo ambiente,utilizam seus aparelhos sonoros como: celulares, rádios, sons automotivos entre outros para ouvir suas músicas no volume mais auto possivel.
    Com isso nós devemos adaptar nossa mente a ignorar aquele barulho e nos concentrar no que realmente é interessante para nós. No inicio executar esse exercicio é dificil mais com o passar do tempo e a nossa necessidade vai ficando cada vez mais simples fazer esse desligamento.
    Fred gostaria muito de saber porque existem determinadas pessoas que ao procurarem ajuda passam o problema delas para a pessoa
    que está tentando ajudar, ou até mesmo a desta outra adoecer, e o que fazer para que isso não mais aconteça?
    beijos e saúdades!!!
    karine

    ResponderExcluir