Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

POLITICAS PUBLICAS

Tarefa de governos é a criação de politicas públicas que promovam o cidadão, ofertando-lhe as condições de se sentir livre e respeitado, retirando-o da dependencia oficial. Esse é o caminho. Sempre achei - e ainda acho - que no primeiro momento, o Bolsa Família fora importante mas não com a feição que possuía para sua continuidade. Não é tarefa governamental fazer filantropia. E como estava e está, é o que ocorre. Vejam o que a imprensa publicou esta semana, resultado das informações do próprio governo ( claro que essa informação só apareceu após as eleições, rsrsrsrs) : 42% dos que recebem bolsa família vievem na miséria absoluta; 82% dos que recebem a renda do governo e que tem acima de 25 anos de idade, não completou o ensino fundamental.

A princípio alguem pode dizer que os 42% que vivem na miséria absoluta viveriam pior sem o bolsa família. Ora, é preciso um olhar mais acurado para enxergar outros prismas da questão. Depois de oito anos de bolsa, continuam na miséria e sem perspectivas de melhoria como cidadão. Isto é que reforça meu posicionamento quanto a este "tipo " de transferencia de renda. Claro que eu sei que qualquer dinheiro para eles é bem vindo. Questiono é a estagnação para esses cidadãos brasileiros, estaganação esta que os não retira da condição vergonhosa de miserabilidade e de ficarem presos aos humores dos politicos de plantão. Questiono a eficácia do programa que não consegue emancipar o cidadão. Desejo que os que me leem nessa abordagem esqueçam simpatias ideologicas ou políticas. Não entro nesse mérito. Quero o melhor para a nossa gente. Precisamos avançar a um outro patamar e com esses programas não conseguiremos.

Ah, outra coisa constatado em pesquisa internacional: aumentou nossa distância em termos de educação em relação a outros países. Estamos ficando defasados. Nossa educação é avaliada como uma das piores do planeta. E boa educação é dos mais eficientes programas de promoção social que existe. Deu para entender?

Por que abordo estas questões neste blog? por uma busca de consciencia planetária e pela noção de cidadania. Fosse quem fosse à frente da nação, o partido que fosse, teria a mesma posição. O Brasil precisa e merece mais.Que os governantes pensem nisso.

4 comentários:

  1. Prezado Fred,

    Entendo perfeitamente sua colocação apartidária, e concordo que as pessoas não precisam de esmolas, mas de meios de sobrevivência, dignidade e oportunidades. O mesmo pensamento devemos ter com alguns programas de alfabetização, ensinar as pessoas a ler e escrever é importante, mas não prepara ninguém para as oportunidades que requerem conhecimento, aptidões e experiência técnica profissional.

    Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  2. Realmente Fred a educação é a base de tudo, pena que assim como o saneamento ela não dá votos, os frutos da educação serão colhidos com um mínimo de 20 anos, talvez por isso os governantes não invistam....

    Abraços Jorge

    ResponderExcluir
  3. Olá, amigo, sou eu Carol do Meimei, aquela que não é a filha de Herculano. Gostaria que você abordasse também a questão da violência velada, aquela mascarada, não declarada, mas presente nos gestos mínimos das pessoas. A indiferenjça, o descaso, a frieza nas atitudes. O que está por tráz desses comportamentos além do egoísmo. Como sanar esse chaga oculta nos nossos corações? Abraço e muita paz.

    ResponderExcluir
  4. Sinto-me distante do universo das casas espiritas agora, neste momento de minha vida...
    Não sei explicar, mas estou melhorando a cada dia. Estou muito transformada. Gostaria se vc puder, de uma luz que me esclareça se estou no lugar certo dessa caminhada misteriosa que é a vida. Carol.

    ResponderExcluir