Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 11 de dezembro de 2010

VINCULAÇÃO À INSTITUIÇÕES

Recebi correspondencia da Carol perguntando se estaria no rumo certo pois estaria um tanto distante de instituições espiritas. Ela se sente tranformada. Olha, amiga, a colocação está um tnto vaga. Não poderia, com os dados que voce forneceu, aprofundar minhas reflexões para partilhar com voce sobre a atual situação. Voce está se sentido melhor como pessoa? está mais segura? Sente mais a presença dos valores espirituais? esses fatores são mportantes para a percepção dos caminhos que estamos trilhando na atulidade. Não é o fato de se estar vinculado a uma instituição que vai dizer se a pessoa está bem ou não. O importante é a realidade do nosso coração. O Espiritismo nos traz um modelo de vida consubstanciado na imortalidade, na possibilidade de escolhas que temos, no assumir a responsabildade pelos próprios passos.

Se está bem e mais segura, se sentindo mais madura, é o momento que voce está vivendo. O que não devemos esquecer é a construção permanente do ser humano melhor, objetivo sublime de todos nós na estrada da evolução. Aí está uma das belezas da informação espirita: temos a condição de escolha, com o ônus e o mérito das decisões. Um grande abraço, amiga.

3 comentários:

  1. Fred,assim como a nossa amiga Carol, também estou afastada de instituições espíritas. Frequentei durante um tempo em mnha vida a Casa do Caminho... como foi maravilhoso!!! Circuntancias e escolhas da vida não permitiram AINDA que eu retornasse. Fico muito feliz por ter este espaço, onde podemos compartlhar e aprender sempre. Hoje, frequento igreja evangélica, seguindo meu marido, apesar de não concordar com alguns fundamentos da instituição, observo que se fecharmos os olhos e sentirmos o amor de Cristo por nós, não importa onde estivermos... Ele é o mesmo! Sinto falta das mensagens que escutava na Casa do Caminho... elas sempre me foram de grande importancia e estão guardadas em meu coração. Resolvi engravidar depois de uma consulta na Casa do Caminho e fiz todo o pré natal também... foi maravilhoso... o melhor momento de minha vida. A minha ultima consulta de pré natal, foi algumas horas antes de entrar em trabalho de parto... Não tive oportunidade de retornar à Casa do Caminho para levar meu filho, mas Fred... nosso amor é tão grande, que é impossivel descrever... Como vc me disse, e eu nunca esquecerei, atraves do irmão Tadeu, antes mesmo eu engravidar, diante minhas dúvidas e incertezas: "Muitas vezes esperando pela hora certa, ela passa e nem percebemos! Ser mãe é um dom Divino. Muitos espíritos aguardam a oportunidade de vir ao mundo... Um em especial, intimamente ligado a vc, aguarda por esta oportunidade!" Ficou gravado em meu coração, e hoje, depois de quatro anos, a nossa afinidade vai muito além de mãe e filho... e isto é impossível de explicar em apenas uma vida...

    ResponderExcluir
  2. Ei, Fred,

    Muitas vezes me sinto como a Carol.
    Tem um ano que estou afastada das casas espíritas. Realmente é um pouco conflitante, mas creio que esse distanciamento seja apenas temporário.

    Grande abraço

    Cris

    ResponderExcluir
  3. Prezado Fred,

    Somente agora consegui adquirir o livro Transição Planetária, em postagem anterior ficou a sugestão de abrirmos um fórum desta obra.

    Realmente é um obra excelente, com um tema que vivenciamos 4 anos atrás, apesar do drama vivido, nos primeiros 9 capítulos, particularmente percebi o quão longe ainda me encontro do tamanho da realidade espiritual na qual estou envolvido, o movimento organizado das forças do bem em resposta às catastrofes, a realidade infeliz de alguns pobres irmão encarnados que aproveitam as misérias e dores para levarem vantagens, apesar do momento de forte dor. A única certeza que tenho e foi maravilhosamente comprovada na obra, é a vitória do amor do Cristo, que em tudo está presente, mesmo na destruíção, a certeza do esforço intimo e pessoal que devemos empreender para nossa reforma intima. Continurei a leitura e em breve farei outros comentários de acordo com o meu alcançe.

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir