Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

EUDAIMONIA

Sei que essa palavra é esquisita mas fundamental na história da busca do ser humano pela felicidade. Ela é de origem grega e significa, em resumo, o bem estar do eu, a felicidade, o espaço qe oferecemos ao genio bom em nós. Ao contrário do hedonismo, que é o culto ao prazer e a forma ( portanto, ao jogo das ilusões ), a concepção eudaimônica está relacionada ao exercício das virtudes para a conquista da felicidade. Aristóteles e Sócrates já defendiam o conceito, afirmando que a prática das virtudes garantiriam a felicidade. Esta, a felicidade, estaria na conquista das virtudes. Enquanto no hedonismo, que impera nos dias de hoje, o homem sensação é a estrela, ou seja, o prazer sensorial seria seu alcance de felicidade, na eudaimonia, o espirito é tudo e as virtudes seriam a dimensão da plenitude.


Algumas correntes científicas adotam o raciocínio eudaimônico nos dias he hoje. A escola da psicologia experimental que, a partir dos drs Sheldon von bovem, Peterson e Seligman, chegou a conclusão que a virtude da gratidão gera felicidade. Esta adviria do exercício das atividades construtivas intencionais e não das circunstâncias da vida nem da posse de bens materiais. A felicidade estaria, segundo esta mesma escola, da ajuda aos outros e das virtudes. Já na nerociência, o dr. Jorge Molli Neto provou que o altruísmo ativa o sistema do prazer, a área tegmental conectada ao córtex fronto polar, região moralmente nobre do cérebro. O resultado dessa constatação é de que um ato moral digno gera prazer sensorial.


São novas escalas que a civilização começa a trilhar na direção do entendimento de que, sem valorizar o espirito que somos, tudo será infrutífero para a conquista da feliidade. O hedonismo é por demais superficial. A eudaimonia é o aprofundamento da vida em nós, indo alem da matéria. Esta é a conclusão que se chega. Cada vez mais a ciencia aproxima-se de conceitos religiosos e particularmente da filosofia espirita. Os ensinamentos de Jesus e outros luminares avultam em torno do saber humano. Ele, o homem, anseia pela felicidade. Terá, antes de mais nada, que aprofundar seu conhecimento sobre a vida e as leis morais. A alma é fundamental para encontrar-se a felicidade, bem como a prática das virtudes.


Não seriam essas descobertas da ciencia o atestado, nos dias de hoje, do Reino de Deus em nós ? Não estaríamos no limiar de uma revolução impressionante em que o ser humano, exausto pelo prazer sensorial, buscasse algo mais profundo e duradouro que não o prazer passageiro ? eudaimonia...virtudes...espirito...eis o caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário