Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 14 de junho de 2011

SOBRE A CASA DO CAMINHO

Na história do criatianismo nascente, fase heróica da Boa Nova, todos conhecemos algo sobre o núcleo de atividades erigido pelos apóstolos à margem do caminho. A Casa do Caminho, como tornou-se conhecida dos aflitos e desesperados, representou uma luminosa oficina onde fenômenos de alta magnitude ocorreram, em torno da mediunidade gloriosa daqueles memóráveis períodos. Revestida da simplicidade inerente à grandeza espiritual, tornou-se fulcro acolhedor, onde os necessitados de todo jaez sentiam-se em casa, abrigados pelo amor.



Nossa amiga espiritual Marta nos diz que as casas espiritas devem trazer algo daquela inspiradora instituição histórica. Sua aura deve magnetizar as dores do mundo e o clima interno necessita refletir as expressões de simplicidade daqueles primeiros tempos. Creio que este é um belo desafio para os que realizam atividades em grupos espiritas. Ler a respeito da Casa do Caminho pode nos auxiliar no desafio. Allan Kardec já fizera advertencia quanto à natureza da atmosfera reinante em um núcleo espiritista.



A casa em que exerço as atividades doutrinárias faz um tremendo esforço para se aproximar desse modelo. Claro que os problemos inerentes à convivencia humana se faz presente. Mas o coração amoroso de nossos trabalhadores nos faz sentir bem em seu espaço. Colocamos o seu nome Casa do Caminho, por motivos óbvios. E dentro desse modelo, assim como outras inúmeras instituições de nosso movimento, procuramos atender as dores do corpo e da alma de centenas de almas. Escrevo sobre nossa singela instituição porque alguns corações amigos tem curiosidade de saber sobre ela. Bom, alem das atividades inerentes à doutrina espirita, como reuniões publicas, estudos e cursos. a casa desenvolve ações junto às comunidades carentes do entorno. E são muitas. Visitamos quinzenalmente estas comunidades,levando donativos e abraçando os que lá vivem. Muitos deles participam de nossas reuniiões evangélicas aos domingos à tarde. Um dedicado médico atende gratuitamente em nossa sede, tambem de qunze em quinze dias. No final de ano, véspera de Natal, realizamos, há dez anos, o projeto: "Onde Jesus passaria o Natal", quando nossa caravana visita os barracos levando ceia natalina, cestas básicas, brinquedos e roupas, alem, claro, do abraço fraterno e da prece amiga. Aliás, esse projeto já deu frutos em outras localidades. Arapiraca, Campina Grande, Olinda, Maceió já realizam a visita. Ela tem início por volta das tres horas da tarde e vai até algo em torno das 20 horas.



A Casa do Caminho tem duas reuniões publicas, quartas e domingos. Nas segundas feiras, à noite, temos um estudo sobre mediunidade e cura à distância. Na quinta feira, desobsessão, trabalho privativo. No domingo, evangelização infanto juvenil, alem de um lanche para os assistidos. Na quarta feira, alem das palestras, temos o atendimento fraterno, consultas espirituais, fluidoterapia. Em alguns sábados, alem das visitas às comunidades carentes, sempre nos sábados à tarde, reservamos para cursos diversos, como passes, oratória, mediunidade, etc.



A casa mantem, ainda, uma livraria em suas dependencias e biblioteca, alem de um site, que recomendo o acesso pois este possui fotografias do local. Há um link neste blog como voces já devem ter notado.



A instituição gerou um apendice que hoje tem vida própria. É o Nacca - Núcleo de Apoio Cristão Casa do caminho - que ampara dezenas de famílias em risco social, localizado no município de Goiana. O trabalho é realizado de quinze em quinze dias,aos sábados e domingos. Consta de visitas aos casebres assistidos aos sábados e no domingo, eles vão até a granja do amor, como chamamos nossa sede. É lá que estamos construindo um auditório e, porisso, faremos no dia 24 de julho, um seminário sobre a construção da paz, com o objetivo de nos auxiliar a adquirir os recursos econômicos para a construção.



As dependencias da Casa do Caminho são muito simples. Mas, pelo que dizem os que nos visitam de outras cidades e Estados, são muito acolhedoras. Há uma praça na sua área central, que os espiritos afirmam utilizar no socorro aos que nos visitam. Alem do seu jardim, temos uma fonte que muito nos acalma e reconforta. Afora o salão de reuniões publicas, salas de evangelização (que tambem são utilizadas para o atendimento fraterno ), uma sala para o bazar permanente, a sala de triagem e atendimento médico, lanchonete, refeitório e cozinha complementam o espaço. Breve, daremos início a construção do novo auditório em terreno anexo, transformando o antigo em salas de evangelização maiores.



Esta é nossa instituição. Localizada no bairro cidade Garapu, no município do Cabo de Santo Agostinho. Ufa, acho que não esqueci de nada....esqueci! Todas as quartas feiras, após os trabalhos da casa, a partir das 21:30 hs, sai a caravana da sopa, para distribuir o alimento aos mendigos da cidade. Pronto. Espero que tenha dado uma idéia de nosso esforço em nos aproximar daquela legendária Casa, erguida às margens da agonia humana, há cerca de dois mil anos.

4 comentários:

  1. Fred, dia 20 de junho fazem exatamente quatro anos desde minha ultima visita à Casa do Caminho. Decidi engravidar e fiz o pre natal de meu filho quando frequentava as reuniões. Lindas mensagens recebi, guardo adoráveis memórias que tocam meu coração profundamente. Meu filho nasceu dia 21 de junho 2007, e como sinto saudades de quando frequentava a Casa do Caminho. Depois do nascimento de Luis Eduardo, não consegui voltar pois meu marido identificou-se com a religião evangélica, e hoje frequentamos a Igreja Presbiteriana. Identifiquei-me também com a igreja, no entanto ninguem aceita o Espiritismo. Sinto que preciso ter compromisso espiritual para poder fortalecer-me diante das batalhas espirituais que levantam-se em nossa familia. Fred, hoje não tenho pessoas que eu possa compartilhar este momento espiritual que estou vivendo. Falar sobre espiritismo em casa e com os amigos da igreja, é polêmica e motivo de "maldição". Prefiro guardar minhas convicções, no entanto sinto como se algo me impedisse de dedicar-me completamente em estudos e intimidade com Deus. Dizem que enquanto eu não esquecer este "negócio de espiritismo" e "viver apenas para Deus", nada dará certo em nossas vidas. Observo que as nomenclaturas e denominções são diferentes, mas o Deus é o mesmo. Fred, hoje sinto vontade de "entrar de cabeça" na igreja evangélica, estudar e seguir seus rituais. Sinto que fazendo isso poderei fortalecer-me espiritualmente. Ultimamente, vem em meu pensamento: "você nem frequenta uma Casa Espírita e nem se define como evangélica!" Ficar em cima do muro e não avançar no chamado de Deus, se prender a nomenclaturas e Dogmas dos homens que institucionalizam a fé das pessoas e esquecem que Jesus não veio a nenhum templo. Fred, por favor preciso de uma Luz!

    ResponderExcluir
  2. Querido irmão Frederico...
    Que os anjos de luz continuem a iluminar-te o caminho e os objetivos sublimes.
    Quero saber como faço para participar deste seminário que ocorrerá na cidade de Goiana, pois moro em cidade vizinha e gostaria muito de poder participar e quem sabe fazer parte desta caravana de amor...
    Aguardo respostas
    Kley_semeador@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Prezados Amigos do Blog,

    A Casa do Caminho é tudo isso que nosso amigo falou e muito mais.

    Forte Abraço a Todos

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  4. Ah a Casa do Caminho!
    Um lugar simples, acolhedor que comparo a um colo de mãe. Tem coisa algo mais agradável e aconchegante que um colo materno? Tem lugar onde nos sintamos mais acolhidos que um colo materno? Pois é, assim é a Casa do Caminho um colo materno. Estive lá algumas vezes e vi o amor e carinho com que todos são recebidos pelos trabalhadores.

    ResponderExcluir