Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

GRANDES ALMAS

Tenho encontrado nessa minha trajetória grandes almas. Não só aquelas reconhecidas pelo grande publico mas, tambem, àquelas anônimas , que estão deixando um rastro de decencia, resignação, bondade e mansidão. Tive a alegria de estar pessoalmente com D. Helder, Chico Xavier, Divaldo Franco, no entanto, em lugares pequenos nos sertões do nosso país tenho me defrontado com espiritos de largas conquistas, almas avançadas, desconhecidas do mundo, no entanto, valorosas, cumprindo tarefas silenciosas, salvando outras vidas do debacle, etc.


Os espiritos amigos tem me apontado algumas dessas almas e outras tenho identificado pelos seus exemplos. Não posso concordar quando alguem diz que "só existem espiritos ruins nesse mundo". Ao contrário. Cada vez mais me convenço que a Terra está recheada de belos corações e outros tantos que, se ainda não são espiritos de grande envergadura, são dignos e caminham para isso. São vidas heróicas perdidas nas zonas agrestes, tocadas, em sua grandeza, pela simplicidade que desarma e pacifica quem delas se aproxima. Almas de uma renúncia de alta magnitude, capazes de sufocar suas luzes para não ofuscar quem quer que seja.


Em cada viagem que realizo, principalmente nos rincões mais esquecidos, me preparo para esses encontros que me servem de estímulo para que um dia eu venha a ser como uma delas. São lições vivas, mentores encarnados que nos apontam, em sua humildade, os caminhos do amor, do bem, do cumprimento da vontade de Deus. Entendi, nessas estradas, que as grandes almas não são apenas as que se destacam perante a humanidade mas, em sua grandeza silenciosa, são, em maior número, as que se emboscam numa vida apagada, para salvar sem estardalhaço, edificar como se fossem as fundações de um edifício, que o sustenta sem que ninguem as veja. Reflitamos sobre isso e tenhamos olhos para enxergá-las nas condições mais deploráveis que possamos encontrar no caminho.

2 comentários:

  1. O sertão é cheio de grandes e belas surpressas, seja nas paisagens ou na simplicidade das grandes almas ou na forma simples de viver a vida, nos terreiros, na escassez de quase tudo encontramos a abundância na nobreza das almas.

    Forte Abraço a Todos

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  2. Ai, Fred,

    Que lindo esse texto!

    Me faz lembrar do meu pesar de não tido a oportunidade de conhecer o Amigo Chico, ainda encarnado. Espero em breve conhecer o Divaldo! Que alma linda, não?!
    E rever você em terras Potiguares!

    Grande abraço

    abraço

    ResponderExcluir