Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 5 de junho de 2011

O QUE AINDA IREMOS PRESENCIAR ?

É indiscutível que estamos tendo oportunidade de vivenciar magníficas mudanças preparatórias para o novo mundo que anelamos. Desde o final da década de oitenta do século vinte presenciamos alterações sociológicas, políticas, de comportamento, religiosas e psicológicas que acenam à configuração de uma nova etapa para a humanidade. Da queda do muro de Berlim ao esfacelamento da outrora "poderosa" União Soviética; do domínio do espaço à preocupação com a natureza; das crianças prodígios aos contatos mediúnicos mais intensoa; dos arquivos abertos por vários países concernentes às aparições de discos voadores à presença de grandes espíritos no planeta, como Ghandi, Chico Xavier, Tereza de Calcutá e irmã Dulce, experimentamos transformações que apontam rumos diferentes à sociedade. Os meios de comunicação vem aproximando os fatos e divulgando os acontecimentos na "hora". E estes meios anunciam, hoje, que a ilha de Cuba iniciou reformas para a economia de mercado. Ano passado, Cuba já havia demitido cerca de 500 mil funcionários públicos. Abriu agora paera o surgimento da iniciativa privada nas áreas da construção civil, de restaurantes e outros setores. Segundo especialistas, a ilha pretende seguir o roteiro da China, implementando reformas capitalistas na economia, embora mantendo a ditadura na política, sob o comando do partido comunista cubano. Cai, portanto, o penultimo bastião socialista do planeta ( o último é a Coreia do Norte ). Pela resistencia de Cuba, quem imaginaria começar a assistir a abertura da famosa ilha ao sistema capitalista ?


Sei que talvez algum admirador de Cuba venha a alegar que isso não é ceder ao capitalismo ou que não se estar abdicando do socialismo. Ora, amigos, uma das características do capitalismo é a presença da iniciativa privada. Vejamos a China: quem, de sã consciencia, pode afirmar que a China poderia ser chamada, ainda, de socialista, quando cerca de 80% de sua poderosa economia vem da iniciativa privada; constrói-se cada vez mais Sopping Centers, símbolo do capitalismo mundial e as grandes marcas do capital crescem, avassaladoramente no grande país da Ásia ? E o fato da China, hoje, ter ultrapassado os EUA na geração de grandes fortunas, ou seja, aparecem mais milionários na China do que em qualquer parte do mundo, inclusive nos Estados Unidos, vem completar a afirmação de que a China não tem mais qualquer vínculo com o socialismo, a não ser o fato de ter o partido comunista à frente de seu governo. Mas, o Brasil tambem é governado por um partido que se afirma socialista - o PT - e nem assim, o país é socialista.


Novos atores irão surgir no tocante à governança do planeta e na política como um todo. Aguardemos para ver. Continuo falando sobre o "humanismo espiritual". Isso ficará melhor delineado dentro em breve. Esperemos as notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário