Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 18 de junho de 2011

SOCIEDADE DO ENTRETENIMENTO

Cada dia que passa nossa sociedade se organiza em torno do lazer e do entretenimento. Nunca se investiu tanto nesse âmbito, principalmente nos paísses ricos. Apesar disso, vem aumentando extraordinariamente o número de pessoas assoladas por enfermidaes psíquicas. Da depressão à fobias extremas. Muita gente navega nas águas da existencia entristecidas. Muitos beiram a loucura. Nas naçoes ricas, o suicídio grassa e a angústia atormenta. Nos países ainda com graves problemas sociais a indústria do lazer cresce e os habitantes permanecem stressados.


Configura-se claramente que não adianta criar-se uma rede de diversão para felicitar a alma. As causas da desarmonia permanecem intocáveis. O lazer é importante. A diversão, o entretenimento, são direitos que temos e é saudável para a coletividade, no entanto, é preciso aprofundar o próprio olhar sobre a finalidade da vida. Os sociólogos, psicólogos e estudiosos da civilização e da psique humana necessitam rever seus valores para dar uma resposta quanto à essa problemática. Sem o espírito, não há resposta. Sem a natureza transcendente, não se encontra caminhos. O problema para a felicidade do ser humano não está na ausencia de opção para que ele seja alegre "por fora" mas. sim, que se harmonize por dentro e faça as pazes com a vida. Volte a se encantar por ela se já se encantou em algum momento, ou descubra esse encanto para que seja feliz.


Mesmo dominando tecnologia e até a realidade atomica, não aprendemos a dominar nossas emoções e não entendemos ainda quem somos e o que somos. Digo, porem, que estamos à caminho. E não haverá retorno. É daqui por diante, se quisermos herdar a Terra

2 comentários:

  1. Frederico, não sei se vc lembra de mim, sou uma pessoa que falou com vc quando vc foi fazer a palestra na Federação de Olinda. Falei com vc e disse: " Obg! Vc está contribuindo muito para minha reforma intima"...sempre que posso entro no seu blog para ler as msgs cheias de aprendizado, mas como tímida que sou, nunca participo. Gostaria de saber seu email para te enviar um texto que escrevi do fundo da alma...lembrei de vc e de seus ensinamentos, os quais me fazem refletir e querer ser uma pessoa melhor a cada dia. Estou no aguardo do email, gostaria de compartilhar ctg...um grande abraço de muita paz, Ana Elizabeth.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Amigo,

    Excelente sua postagem, ajudamos a relembrar a necessidade de mudarmos o que somos de dentro para fora, fazendo brilhar nossa luz...

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir