Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

IMPRENSA LIVRE, AVANÇO SOCIAL

Na trajetória do mundo em direção à um mundo melhor creio que a democracia, apesar das suas imperfeições, ainda representa o melhor para a civilização, nas circunstâncias atuais. Nem preciso dizer que ditadura, de esquerda ou de direita, é a pior escolha. Pois bem, um dos pilares da democracia mais avançada, é a liberdade de imprensa, que todo governante com escondida vocação totalitária, tenta "calar". E tem sido a imprensa, ante nosso quadro político de muitas mazelas, com uma oposição que não sabe ser oposição e uma base aliada que coloca interesses pessoais acima do país, que tem revelado as entranhas do desrespeito à população, executada pelos nossos representantes e administradores.


Pallocci caiu. Em um país onde as leis funcionam, isto já teria ocorrido imediatamente. Não que se condene alguem antes do julgamento devido mas toda suspeição grave de um ente politico influente ( ou não ) deve preservar a credibilidade da sociedade ante àquela autoridade. Infelizmente, tal como Lula, a presidente tentou proteger, blinda-lo, com apoio, inclusive, de um procurador da República. Pallocci só caiu pelo fato das pesquisas apontarem desgaste do governo no caso. Ou seja, não foi fidelidade à honestidade que retirou o ministro do cargo e sim, o medo da impopularidade. Se as pesquisas apontassem indiferença do público perante o caso, alguem duvida que ele pemaneceria ?


Se queremos um país digno, honesto e progressista, precisamos ter exemplos de quem comanda. O exemplo precisa começar lá em cima. Chegará o dia em que o brasileiro não desejará apenas emprego mas dignidade, respeito ao seu dinheiro e honestidade. E a imprensa continuará a fazer o seu papel para o bem da democracia. Claro que ela mesma, a imprensa, precisa ser responsável, não estigmatizando ninguem por simples suposição. Ela é nosso farol de vigilância. Ainda, lamentavelmente, precisamos desse farol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário