Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

NOSSOS PRETOS VELHOS

Perguntou-me a querida amiga que nois auxilia na minha residencia, sobre o preto velho. Ela é evangélica e expliquei-lhe a relação dos pretos velhos com a umbanda aproveitando para esclarecer-lhe sobre as diferenças entre o espiritismo e os cultos afro brasileiros. Quero ressalvar que procurei manter a postura sem qualquer presunção mas enfatizando a confusão que se faz, ainda, sobre as duas doutrinas.
Lógico que o chamado "preto velho", muitas vezes, é um espirito que mantem uma fixação numa forma que teve no mundo e, apresentando-se na casa espirita, naturalmente procuramos auxiliar no desvencilhamento da moldagem que apresentam, afinal, o espirito nem é "preto e nem velho". É espirito. Mas isso não quer dizer que tenhamos uma postura presunçosa e excludente se, porventura, surgirem nas instituições com as características próprias com que se apresentam na umbanda, por exemplo. Claro que, se desejarem este ou aquele ingrediente de natureza material, a posição é de esclarecer-lhe a situação, contribuindo amorosamente para sua espiritualização, "desvinculando a casa mental do mundo das formas. Isto no caso dos que sintonizam em condições espirituais mais "humanas". No entanto, há os que se apresentam cheios de dignidade e grandeza pois foram pretos velhos na carne e são almas mais avançadas, cumprindo abençoadas missões juntos aos nossos irmãos vinculadaos àquela forma de fé. Temos muito que aprender com estes em humildade, sabedoria e respeito às diferenças. Grandes espiritos tomam esta forma para melhor atingirem certas faixas de "corações" e servem, incansáveis, ao bem. Muitas casas de umbanda são expoentes do amor e disseminam consolo em profusão, contribuindo, dentro de suas características, para que muitos alimentem a esperança e sejam balsamizados em suas amarguras.
Nossa noção do Bem deve nos alegrar no tocante ao somatório dos que se colocam à serviço da paz. Desmaterializemos nossas aspirações entendendo os que ainda não conseguem este intento. Esclareçamos as almas, respeitando os que estagiam neste ou naquele patamar. A luz de Deus jamais discrimina. Nosso coração precisa aprender a fazer o mesmo.

3 comentários:

  1. Fred.
    Acho muito importante o esclarecimento desse assunto.
    Mesmo no espiritismo tem pessoas que não ler ou está começando agora (os simpatizantes)tem dúvida o que é Umbanda etc...
    Parabéns pelo respeito e conhecimento com que trata todos os seguimentos.
    Me desculpe mas deve ter sido engraçado uma EVANGÉLICA ouvindo essa explicação .Vc.delicadamente (como é do seu perfil)mas com tamanho conhecimento ,com tanta clareza deixando-a envolvida pelas belas palavras , no mínimo deve ter dito pra se mesma MISERICÓRDIA o que estou fazendo fara dessa doutrina? Com todo respeito a religião Evangélica e demais.
    Espero que a pessoa que deturpou a entrevista que deste sobre o FIM DO UMBRAL qd. ler essa não procure fazer o mesmo ,pois está tão boa para quem tem curiosidade nessa diferença.(com certeza ele acha tão interessante tuas matérias que acessa todas, só não perde pra mim kkkk.)

    Que Maria Santíssima continue cuidando de te dando o direcionamento certo , transformando os espinhos em rosas ,te dando o que ha de mais puro que só uma mãe da para um filho : Afeto ,Amor e Carinho.
    Que sejas afagado pela mão meiga e doce da mãe do salvador com o mesmo carinho com que tantas vezes acariciou o rosto do filho.

    Tenha uma bela noite amigo .
    Que teu LAR seja irradiado pela energia vinda das esferas Superior trazendo a mais Sublime Paz.

    Guia (Ghh)

    ResponderExcluir
  2. OI FRED
    GOSTARIA QUE FOSSE ABORDADO ALGO SOBRE A UNIAO DO VEGETAL COMO E VISTA PELO ESPIRITISMO
    FAVOR INFORMAR DATA EM QUE ESTARA EM MACEIO
    E QUANDO VIRA A ARAPIRACA
    AGRADECIDA

    ANDRÉA

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você nos esclarece, através do seu blog. Ass:francisco

    ResponderExcluir