Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

VIDA EM MARTE

O nosso participante Bruno Vieira colocou, em seu comentário da semana passada, suas dúvidas quanto a questão da vida no planeta Marte, especificamente sobre o grau de evolução dos habitantes do planeta vermelho. Ele afirmou que leu na Revista Espirita publicada por Allan Kardec do ano de 1858, que, segundo comunicação espiritual, Marte seria inferior à Terra, enquanto que, pela psicografia de Chico Xavier, seria o contrário, tanto no escrito por sua mãe desencarnada, Maria João de Deus, quanto pelo espirito do grande escritor maranhense Humberto de Campos. O médium Ercílio Maes teria psicografado um livro do espirito Ramatis tambem se referindo à maior evolução da civilização marciana. Olha Bruno, esse tema tem sempre alguns desencontros. Vou dar uma olhada na revista que voce citou para consolidar o que lá está escrito. Tenho lembrança que Kardec realmente teria feito referencia a que Marte seria inferior à Terra mas sem citar a fonte desse sua colocação.Depois, pretendo voltar para abordar o que voce me propôs, certo amigo?


Adianto, porem, que o tema merece o aguardar do tempo para verificarmos, efetivamente,onde houve alguma falha de filtragem, se na época do codificador ou na do Chico. Voltarei ao tema adiante.

3 comentários:

  1. Amigo, Fred. Conforme kardec nos coloca sobre esse tema baseado em comunicações do espírito Georges na revista espírita e na resposta da pergunta 182 do LE; .., É-nos possível conhecer exatamente o estado físico e moral dos diferentes mundos?... de acordo com grau de adiantamento. Quer dizer que não devemos revelar estas coisas a todos porque nem todos estão em estado de compreendê-las e semelhante revelação os perturbaria. Encontrei mais citações, resumo e copilações sobre a vida em Marte no livro Deus Espírito e Universo de Euripdes Kühl no cap. A vida em outros mundos pags 246 - 264 Foram as fontes de nossos estudos, no qual encontramos divergências das informações sobre o assunto. Tudo depende do ponto de vista ou da versão, porém, acreditamos que o importante não é saber quais são mais atrasados ou mais adiantados, mas sim que o universo está semeado de vida e sem fim. Obrigado amigo pelo impulso ao estudo e reflexões sobre o tema

    ResponderExcluir
  2. Permita fazer uma observação,é de todos sabido que tudo no universo evolui,principalmente os planetas,porém assim,creio que em 1858, Marte ainda não fosse superior a Terra.

    ResponderExcluir
  3. Fred, criei um blog que aborda alguns temas básicos do espiritismo: http://espiritismo-facil.blogspot.com/
    Sua opinião sincera, face à experiência com seu blog e com o grande conhecimento da doutrina, seria muito importante.

    Um abço fraterno,
    Sabino

    ResponderExcluir