Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

A CONSCIENCIA É MAIS UMA PROVA

A consciencia é mais uma prova da imortalidade da alma. Não há como conceber que algo puramente material seria capaz de produzir a delicadeza, a agudeza da consciencia. As moléculas não tem senso ético. Algo desencadeia isto no ser. O homem, em sua transcenencia, é a resposta. É verdade que o ambiente impregna a criatura dos elementos culturais que o caracteriza, no entanto, diversos são os exemplos de uma noção de ética muito superior ao ambiente. É algo que brota e tem o seu dinamismo no próprio ser.

Pense num amontoado de moléculas ser capaz de produzir o genio de um Chopin ou a vigorosa inspiração de um Bach. Tente conceber músculos e nervos desencadear a delicadeza de uma Akiane ou o heroísmo de Jesus. Acredita mesmo que a força cega da matéria é responsável pela saudade ou pelos arroubos do amor, capaz das renúncias mais inimagináveis e pela dedicação mais comovente ?

Olhando a própria diversidade da humanidade, dos casos mais mediocres às expressões das sublimes genialidades, tudo faz crer, sim, na ascendencia do espirito sobre a matéria, da alma governando a vida. Observando o corpo cadaverizado de um amigo, de um coração amado que bem conhecíamos, algo nos diz que o que movia aquela máquina saiu e sem ele, nada pode ser. Voce conhecia a capacidade de amar, as qualidades, a vivacidade daquela criatura e agora....ali está um amontoado de carne sem qualquer expressão de vida. Não, não há como não entender que algo deixou aquele organismo, agora frio e sem inteligencia. O que intelectualizava aquele corpo não está mais ali. Olhando com calma e refletindo assim, nem se precisa as tantas provas que os fenômenos espirituais fornece para se chegar a sublime conclusão : somos imortais.

O desencadeiamento ético moral desta certeza só a história irá precisar para que a civilização alcance tal dimensão. A certeza disto mudará quase tudo. E uma nova realidade forjara´uma grandiosa sociedade, cheia de generosidade e compaixão, justiça e equilíbrio moral. Nosso mundo será formado, então, por habitantes sintonizados, finalmente, com a Grande lei que rege e é seguida por inúmeras outras humanidades, mais felizes do que imaginamos. Estaremos mais aptos a conviver com nossos irmãos mais adiantados no universo. Nos aproximaremos da cidadania cósmica, consequencia natural, do processo evolutivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário