Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O BARÃO E A ESCRITA DIRETA

Um dos grandes pesquisadores dos fenômenos espiritas foi o Barão de Guddensttubée. Dedicou-se, na época do codificador, lá pelos meados do século 19, a estudar os fenômenos da escrita direta, a escrita produzida em papel ou em lousas, sem a mão de um médium. Como ele, vejo estes fenômenos como dos mais contundentes, favoráveis à comprovação de nossa imortalidade. Aliás, adoro toda a parte científica e a observação dos fenômenos. Embora seja dos que primam pelas consequencias morais advindas dos fatos, creio que sempre é interessante analisá-los pois implica em busca de novos conhecimentos. E não devemos perder a ânsia de aprender permanentemente. Sugiro aos amigos a leitura da obra: "Bases Científicas do Espiriitismo", de Eppes Sargent, publicado pela Federação Espirita Brasileira.

2 comentários:

  1. Fred, muita bom esse comentário pois quando toca
    nesse assunto minha cabeça fica a mil não sei
    te dizer porque , vou procurar fazer a leitura
    dessa obra, para que eu reflita melhor.

    Reflexão:

    Frases de Pablo Neruda:

    "E a minha voz nascerà de novo, talvez noutro
    tempo sem dores e nas alturas arderá de novo
    o meu coração ardente e estrelado"

    Escrever é fácil. Você começa com uma letra
    maiúscula e termina com um ponto final, no
    meio você coloca ideias.
    Abraços!!!! Muita Paz!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Amigo,

    Sempre ouvi falar que o espiritismo teve períodos bem distintos, ao longo da sua historia recente (ao menos da sua oficialização, com Allan Kardec). Primeiramente os fenômenos aconteciam de forma clara, explícita, para que todos pudessem ver e comprovar. Ao longo dos anos estes acontecimentos, foram sendo esgotados e substituídos, pela necessidade da transformação moral, pela mudança de atitudes e a valorização das virtudes, do altruísmo e tudo que possa elevar a condição divina do homem.
    Entendo perfeitamente a necessidade de crescer moralmente, mas por outro lado, também poderíamos crescer com a profusão dos fenômenos, as materializações, as mesas girantes, a escrita direta, confesso que tais fenômenos na atualidade poderiam, com ajuda da ciência, que hoje dispõe de outros meios e equipamentos, abrir um excelente e vasto campo de pesquisa. Percebo algo diferente no ar, algo pronto para eclodir em nossa dimensão e que certamente mudará nossa historia.

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir