Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

RENOVAÇÃO DE IDÉIAS E IDÉIAS DE RENOVAÇÃO

Neste momento especial do planeta, em que transformaçoes aceleradas e vigorosas vem ocorrendo de maneira ostensiva, o espiritismo comanda um corpo de idéias capaz de renovar todas as áreas do conhecimento humano e, sobretudo, do conhecimento do homem sobre ele mesmo. É mais que claro a necessidade de arejamento das idéias, fomentando um novo campo de reflexão do ser humano à respeito do fenômeno da vida. Muitos desafios surgem ante os olhos perplexos da sociedade solicitando esta oxigenação a que me refiro. O pensamento espirita oferece extraordinário contributo para a renovação das idéias apresentando poderoso manancial de idéias renovadoras.


Como continuar a pensar o mundo sob as mesmas pilastras retrógradas do materialismo quando todas as suas estruturas filosóficas e científicas são postas em xeque a cada dia ? Cientificamente, os avanços adquiridos subvertem os cânones da ascendencia de forças cegas regendo o Universo. A física, até então o maior arauto do materialismo, avança a passos largos para o mundo das energias e a realidade interdimensional. A astrofísica se dobra ante desafios à ortodoxia apresentado pela matéria escura e pela matemática do surgimento da vida em nosso planeta, posicionado milimetricamente numa faixa capaz de gerar a vida como a conhecemos. A biologia oferece aspectos inusitados ao pesquisador, desde o DNA, organização complexa, até as células, que, com sua forma de vida, fez com que um dos maiores cientistas da biologia, antes materialista, se convertesse à imortalidade e à reencarnação estudando os componentes celulares.


Filosoficamente, o chamado materialismo dialético incorporado pelos países comunistas foi o fiasco conhecido, não atendendo a natureza da criatura humana pois esqueceu que há uma alma, organizadora da matéria e não perquiriu sobre as necessidades da individualidade que evolui ao longo dos séculos.


Em todas as áreas sopra o vento da renovação. A dinâmica das transformações é acelerada e as antigas pilastras continuarão a ruir a fim de que um novo mundo desponte por entre os escombros. Para auxiliar a renovação de idéias é necessário idéias renovadoras, que atendam à razão e ao sentimento, na implementação de uma civilização mais avançada, mais espiritualizada. O conhecimento da reencarnação e dos poderes do espirito é capaz de realizar a mais profunda revolução nas estruturas sociais, econômicas, filosóficas, existenciais. E por que ainda não há o debruçar em massa sobre essas possibilidades apresentadas pelo espiritismo ? bom, primeiro que o ser humano tem natural resistencia àquilo que lhe vem modificar o que estava acostumado. Tem medo do novo. Segundo, ainda se faz necessário uma certa gama de maturação na consciencia coletiva para que estas verdades despontem no arrebatamente da grande maioria. Claro que já temos avanços consideráveis e bilhões de pessoas acreditam, sim, na imortalidade e na reencarnação. Não precisa ser espirita para acreditar nestes pontos.


As idéias de renovação continuarão a vicejar nos acontecimentos do mundo, alimentando o ideal de renovação tão necessário para a felicidade do ser humano.

2 comentários:

  1. Um grande e atual exemplo de mudança, que chamou minha atenção nestes últimos dias foi: A posição do Estado de Israel e da Palestina, numa prova de confiança, trocou um prisioneiro israelense em + de 1.000 prisioneiros palestinos como prova de boa vontade de reiniciar e dar continuidade ao processo de paz naquela região. Mesmo diante do receio de alguns prisioneiros (ex-terroristas), voltarem a cometer atos terroristas, o medo foi superado e a confiança no despertar da consciência humana prevaleceu.

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  2. Bom dia meu querido amigo!
    Que colocações verdadeiras as suas!!
    Quero parabenizá-lo pelo debate na rádio Jornal ontem. Foi bastante interessante.
    Houve uma colocação, (falo com minhas palavras), que 'a verdadeira missão do Mestre Jesus foi morrer para salvar-nos dos nossos pecados.' Não consigo entender, é tão estranho... E sua magnífica história de vida, e seus maravilhosos ensinamentos? São secundários?
    Acredito que a grande missão do Mestre foi nos ensinar o verdadeiro Amor, o Amor incondicional.
    Auxiliando a nós e ao nosso planeta a evoluir.
    Assisti alguns telejornais ontem, e ouvi um padre fazer uma colocação interessante: "a morte não existe e a verdadeira vida é a espiritual." Ele falou com tocante profundidade.
    Tem tudo haver com a renovação de idéias que vc fala no texto acima.
    Que Deus abençoe a todos nós! Um grande bj.

    ResponderExcluir