Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 5 de abril de 2011

AUTISMO - DESAFIO DO ESPIRITO

Uma participante do blog me solictou abordagem referente ao autismo, um transtorno que acomete um número considerável de pessoas em todo o planeta. Até há pouco tempo, os cientistas não conseguiam entender o que era o problema. Detectado por volta do ano de 1943, causou perplexidade na comunidade médica. Ainda hoje, não se tem precisão no diagnóstico do problema. Sabe-se que está relacionado à dificuldade de comunicação, de convívio social. O autismo apresenta-se em variados níveis, desde os casos considerados mas leves, ode apresenta-se dificuldade de relacionamento, até alheamento mais profundo da pessoa do ambiente que lhe cerca. Equivocadamente, talvez em função desse alheamento, muitos associam autismo com retardamento mental. Não é, embora possa, em alguns casos, apresentar características muto parecidas. Alguns autistas chegam a apresentar QI bastante acentuado.

É um problema da alma. Agora ja estamos na nossa seara. A contribuição do Espiritismo às diversas ciencias é fenomenal. O conhecimento do espirito reencarnado é o início para compreender mais esse transtorno psíquico. Embora cada caso seja um caso, certas condições relacionadas ao autismo vige em função de fatores em núcleos de remorso na consciencia do ser que o leva aos distúrbios da patologia. Em alguns casos, fuga de si mesmo. Em outros, auto punição. Mas, não vejamos isso como regra absoluta. Sempre é temeroso essa rigidez em termos das causas cármicas. O importante é a compreensão que o fundamento da problemática se relaciona com o espirito e seu histórico nas reencarnações. Tive uma informação, certa feita, de um caso de autismo em função do espirito ter rejeitado voltar ao mundo para enfrentar os resutados da própria semeadura. Foi tão rigoroso em seu temor, que o levou à alienação da realidade. Há uma certa rigidez interna no autista. Nos que se punem pelos erros cometidos, caracteriza-se uma cobrança quase sempre exagerada de uma perfeiçao que fora violentada. Há casos de suicidas que reencarnaram padecendo do transtorno. Repito uma expressão que gosto muito de utilizar e que os amigos já perceberam: cada caso, porem, é um caso.

Recomendo aos que se interessarem, uma obra do Hermínio Correia de Miranda, Autismo - uma abordagem espírita. Creio que será de grande valia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário