Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A TAREFA SOCIAL DO CENTRO ESPIRITA

A principal finalidade de uma casa espirita é a divulgação da mensagem límpida que os espiritos superiores trouxeram à Trra no século 19 e que teve em Allan Kardec seu organizador. Face as dificuldades inerentes ao nosso país, bem como em outros que se encontram na fase de desenvolvimento, as instituições, dentro do sentimento da solidariedade, passaram a contribuir com a comunidade onde estão inseridas, no que diz respeito à vida dessas criaturas. Alem da assistencia social emergencial realizada com a distribuição de cestas básicas, enxovais e medicamentos, desenvolveu-se o conceito de promoção social, bem mais abrangente que o assistencialismo pois emancipa a criatura, permitindo que não necessite mais do amparo da casa.

A dignidade do ser humano se completa com sua possibilidade de manter-se e à sua família. A casa espirita, na sua ação social, deve primar por essa promoção. O emergencial permanece para os casos devidamente identificados. Oferecer, se possível, cursos profissionalizantes, em alguns casos, oferecendo o kit para que a pessoa possa iniciar suas atividades profissionais, é uma grande colaboração. Claro que essa não é uma função da casa espirita, alegarão muitos. O contexto social solicita, porem, atitude de quem prima pela fraternidade. Os governos não conseguem atender essa realidade. Não devemos ficar indiferentes a isso. Agora, é imprescindível que a instituição valorize o conteúdo dotrinário e ofereça esse tesouro aos seus assistidos pois necessitam, tanto quanto nós, da luz que norteie seus caminhos espirituais. Não podemos ser uma ONG social. Somos uma escola de espiritualidade sob o critério espirita. Esse é o fundamental. O restante é a ampliação dos serviços prestados aos nossos irmãos de jornada.

Um comentário:

  1. Obrigado amigo, bastante esclarecedor....

    Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir