Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

OS ELEMENTAIS

Fadas, gnomos, duendes, elfos.... o que há de real nesse assunto? esses seres mitológicos, de alguma maneira, existiriam? por que encontra-se disseminada, por vários povos, suas existencias?


Allan Kardec se debruçou sobre a questão com a perspicácia que lhe caracterizava a alma preparada para a tarefa. E fez observações pertinentes quanto aos chamados elementais, figuras reverenciadas por diversos setores do espiritualismo. Segundo o codificador e informações provenientes do mundo espiritual, essas lendas possuem um fundo de verdade como quase todas as lendas. Os elementais seriam seres identificados com a natureza e utilizados pelos espiritos superiores na tarefa de ordenamento das forças colossais do nosso sistema ecológico. São espiritos em uma posição próxima à nossa condição humana e que ainda não teriam encarnados na forma humana. A imaginação popular, porem, lhes deu as formas que se encontram nos livros infantis.


Muitas pessoas, ao longo do tempo, já chegaram a visualizar esses seres. Nada de estranhar a existencia dessas criaturas, pois sabemos que a natureza não dá saltos e a diversidades das expressões da vida forma o mosaico da grandeza da criação. Existem reinos intermediários. O que devemos ter cuidado é não confundir a imaginação fértil com o raciocínio lógico. Mas que os elementais existem, ah, isso sim. E contribuem para o equilíbrio e o funcionamento das leis da natureza. Não nos prendamos à nomenclatura.

3 comentários:

  1. Nossa, Fred, que legal você abordar esse tema. Sempre tive muita dúvida... Certa feita lendo um livro sobre Pretos Velhos, me deparei com esse termo “ Elementais”. Logo pensei: “Será que é verdade isso?”
    Obrigada por esclarecer esse questionamento!
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Fred muito obrigada pelo esclarecimento. Que Deus o abençoe. Muita paz a todos!!

    ResponderExcluir
  3. Prezado Fred,

    Recebi um email, cujo conteúdo foi atribuido a Sathya Sai Baba, no texto ele fala do momento de transição do planeta Terra, e convidanos à uma reflexão diante da contradição dos dias atuais, onde vemos tantas atitudes de violência, ódios, desmandos, conflitos. Convidamos a percebermos que atualmente conseguimos ver muito mais além , pois nossa espiritualidade está mais aguçada, nossa sensibilidade bem mais aflorada, estamos recebendo mais luz e por isso percebemos as trevas (ausência de luz), hoje fazemos muito mais caridade que antigamente, hoje temos a ciência que desvenda os "mistérios" e retira o véu do sobrenatural, falamos também do stress, cefáleias e das doenças que são o reflexo da nossa teimosia (negação) de que os tempos são chegados e que precisamos entrar nesta nova realidade, através da nossa modificação (reforma intima), afim de recebermos esta nova luz.
    Percebo que de todos os quadrantes da terra, as informações coincidem e convergem para uma nova atitude, uma atitude de mudança à luz do evangelho.

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir