Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 5 de abril de 2011

ESTOU MORRENDO - O EXERCICIO DA REFLEXÃO

Gostaria de compartilhar com voces uma experiencia particular e que me foi - e tem sido - extremamente útil. Certa feita, há pouco tempo, comecei a pensar que estava morrendo. Foi um momento vigoroso de imaginação. Embora no fundo todos nós estejamos morrendo a cada dia, a imaginação voou para o fato de uma doença terminal ou algo tambem de natureza imediata. Nesse período, comecei a refletir sobre minha vida e sobre aquilo que não tinha conseguido construir ainda por dentro de mim. As palavras serão sempre muito pálidas para descrever aos amigos a intensidade da reflexão. A fantasia ganhou forum de veracidade na mente. Senti que aprofundava o meu vasculhar do mundo interior e fui identificando diversos fatores que me solicitavam determinação na construção intima. Era como se aquele instante fosse o que eu encontraria em mim mesmo caso desencarnasse ali, naquele momento. O resultado, para mim, foi muito bom. Creio que conheci um pouco mais de mim mesmo.

Cada caso é um caso e não quero dizer que todos devam fazer o mesmo pois terá o mesmo resultado. Desejo expressar o sentimento que tive de que não precisamos passar, por exemplo, pelo fenômeno de quase morte ou ter uma enfermidade ameaçadora da vida orgânica para ser induzido a refletir mais profundamente sobre os nossos atuais valores. Penso, no entanto, que talvez possa ser útil tal experiencia. Não há nada de mórbido nisso. O problema é que continuamos, inconscientemente, a ver a morte como um tabu, sem encará-la como estágio da natureza, fundamental para nos remeter ao nosso mundo de origem: a pátria espiritual.

No meu caso, percebi que cresci um pouco mais. E acho que a experiencia não deixa de ser um exercício que possa facilitar que não tenhamos maiores dificuldades no instante do nosso desenlace, a nos ajudar a viver com mais riqueza interior na carne, nos legando noções mais espiritualizadas da existencia na matéria e nos fazendo conhecer as necessidades morais que carregamos. Tal momento podera´ser canal de acesso a um salto de consciencia, nos remetendo um pouco mais adiante, em nossa trajetória evolutiva. Passarmos a agir com mais consistencia e bondade no mundo é aproveitar melhor a oportunidade legada pelo alto para o aprendizado no planeta.

Fica aí a minha narrativa, esperando que seja útil e, caso não, pelo menos, conto com o entendimento dos amigos para o fato de, talvez, ter sido essa a minha necessidade de mais luz no próprio entendimento da vida.

2 comentários:

  1. CARO AMIGO FRED,

    O TEMA ME ASSUTOU, LI RAPIDO P/ SABER DO QUE SE TRATAVA....UFA...GRAÇAS A DEUS POI UMA REFLEXAO, E BELA REFLEXAO. ESSA SEMANA FIZ UMA REFLEXAO, NAO NESSA PROFUNDIDADE, MAS FOI VALIOSA.

    ABRAÇO FRATERNO

    GERALDO & JOICE

    ResponderExcluir
  2. Prezado,

    Esse seu espirito investigativo, lança luz nas nossas dúvidas, acredito que muitos dos seguidores do blog, apreciam sobremaneira e aventuram-se nas pesquisas dos temas que são postados. Revista Espirita, Livro dos Médiuns, Transição Planetária, Reencarnação e até mesmo os temas da politica, são contagiantes e aguça nossa vontade de aprofundar através do estudo, enriquecendo nossa condição de estudantes das coisas do céu e da terra.

    forte abraço

    ResponderExcluir