Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 19 de abril de 2011

PERDA DA FORMA HUMANA

Depois de postagens sobre obras em nosso país, voltemos a abordagens sobre conhecimento espiritual. Uma questão que sempre motiva reflexões e debates é aquela relacionada aos efeitos da mente sobre o corpo espiritual. A "ovoidização"da estrutura peispiritual , trazida ao conhecimento popular através do espirito André Luiz, causou um certo impacto e questionamentos. Se o espirito não regride, conforme a codificação doutrinária afirma, como pode haver a perda da forma humana? como pode apresentar-se um espirito humano com a forma de um animal, segundo narrativas do mundo espiritual e depoimentos de grupos mediúnicos?


A resposta está na própria questão: a "forma". Estamos falando na deformidade da forma, não da essencia. Como o corpo espiritual é extremamente plástico e submisso a força mental, os sentimentos deteriorados de vingaça, ódio e tantos outros, focados fixamente durante anos e até séculos, leva a essa deformidade. Na verdade, o corpo espiritual reflete a natureza dos sentimentos. Essa condiçao bizarra, atípica, é o ensinamento de que o perispírito é uma fotografia dos sentimentos dos homens. Portanto, não há regressão. Não se deixa de ser humano, apenas se projeta os sentimentos que caracterizam nossa realidade mais profunda. Se sentimentos aniomalescos predominam, o corpo energético apresentrá toda a fealdade desses sentimentos.


Entender o universo da mente com seus extraordinários poderes é o grande desafio para quem se interessa pelas questões espirituais. E da mesma forma, quem aprende a ajustar a mente, a educá-la, popicia, a si mesmo, estímulos de alto desenvolvimento espiritual. A mente está na base da mediunidade, da felicidade, da saúde, da paz e de tudo aquilo que diz respeito à vida. Estudemo-la. E aprendamos a utilizar os divinos recursos com que Deus nos bafejou para a construção de nossa plenitude e para nossa contribuição ao apefeiçoamento das civilizações.


A mente desorganizada, amorfa, gera o mesmo reflexo no seu veículo de expressão, o corpo espiritual. A[i está a síntese sobre a perda da forma humana apresentada por determinadas individualidades. recuperarão, porem, a forma ao longo do tempo, conforme o aproveitamento das oportunidades concedidas pela Suprema Misericórdia e, ainda, de acordo com todo o empenho dos bons espiritos para poporcionar, o mais rápido possível, a normalização da forma. Alem do reencarne compulsório, que auxilia a retomada da forma, verdadeiras intervenções cirúrgicas no perispirito contribuem, de acordo com o caso, para essa recuperaçao. Reflitamos sobre nossa responsabilidade perante a vida. E sobre a educação de profundidade que nos cabe realizar.

Um comentário:

  1. O Livro dos Espíritos, pergunta 95, nos diz que o perispírito assume a “forma que o espírito deseja”. E como esse envoltório é essencialmente flexível e adaptável à vontade e aos atos do espírito, pode assumir uma forma mais grosseira ou sutilizadas.
    Abraços

    ResponderExcluir