Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O DESAFIO DE ENTENDER A MENTE

A tragédia do Rio de Janeiro, na escola de Realengo, abre caminhos para que venhamos a debater um pouco mais a complexidade da mente humana. É mais que comprovada a perturbação mental do Wellington Menezes. Sua mente, envolvida em delírios, tangenciando a alienação profunda, compõe um quadro cheio de desafios para os estudiosos da psique. E abordo isto em função da contribuição que o Espiritismo oferece no tocante à constituição do nosso arcabouço mental.

A indiferença dos cânones acadêmicos quanto à imortalidade da alma e o amálgama de experiencias oriundo das várias encarnações da alma limita intensamente as estradas dos psicoterapeutas e outros estudiosos da mente humana. Enquanto alguns fatores relacionados com a história espiritual da criatura não forem levados em consideração havera´um muro para o tratamento de certos distúrbios comportamentais e transtornos da mente.

Abrir-se para as possibilidades do espirito imortal não significa abdicar de tudo o que se sabia à respeito do ser humano nas dversas escolas da psique, seja a behaviorista, a psicanalística ou outra qualquer. Não, todas trouxeram magníficas contribuições para benefício do homem. Agora, é preciso ir mais além. Ou desejam acreditar que já se sabe tudo à respeito do que somos e por que certos transtornos vitima bilhões de pessoas no planeta e em diversas épocas da humanidade ?

É fundamental estar aberto para aprender. Que tal um pouquinho de humildade e dar uma chance ao espirito, base de tudo?

Um comentário:

  1. Oi Fred!

    Há tempos não passo por aqui, né? mas hoje, vi no seu blog um tema sobre a mente e recordei de uma reportagem da Revista Veja, sobre os sentimentos e fiquei intrigada. Ela fala que um pesquisador viu que depois de um acidente com um certo rapaz, o lobo frontal foi atingido e ele mudou seu comportamento. Passou a ser invejoso, ambicioso e tal. E então, a reportagem explica cada um dos sentimentos, o que são e como as pessoas portadoras dele, agem. Porém, a pesquisa, comprovada cientificamente, fala que se o cerebro é lesado, pode desenvolver certos tipos de sentmentos e/ou comportamentos. Aí eu pergunto: Onde fica a questão espiritual? Se por exemplo, uma pessoa que antes era pacata, amorosa, depois de uma lesão desencadeia o ódio, a inveja e tudo mais, a explicação de que somos alvo de espíritos maléficos cairia por terra? Me explique, pelo amor de Deus!


    OBS: O nome da matéria é: O ABC dos sentimentos de 29/11/2010.


    Abraços!

    ResponderExcluir