Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

CRIANÇAS QUE SE MATAM

Suicídio infantil. Eis um tema dolorosíssimo, difícil até para se abordar. Lamentavelmente, vez em quando surgem notícias desse teor, impactando a sociedade. Há pouco meses, no interior de São Paulo, um garoto de dez anos atirou na professora e depois se matou. Isto num ambiente em que, supostamente, ele estaria respirando esperança e novas perspectivas para sua vida, que se iniciava. O que o levou a agir dessa maneira ? Não há como detectar. Só a lamentar e tirar uma farta gama de elementos que desafia o campo da educação e as famílias. Claro que cada caso é um caso. Até as vidas pregressas da criança podem contribuir para explicar esses delicados casos de auto destruição.

A questão da estrutura familiar precisa ser levada em consideração no tocante à iniciativas preventivas contra tal desatino. Sabe-se que numa família equilibrada, voltada para valores afetivos e de acolhimento, dificilmente encontraremos algo dessa natureza. Pode até ocorrer mas aí seria relacionado à outros fatores que podem passar por aspectos obsessivos e outra questões. Sem dúvida, criança ou adulto, o suicídio choca e mostra-nos como a Terra ainda necessita voltar-se para Deus e o ser humano entender sua natureza e destinação. Os pais, aguçarem seu senso de observação para vasculhar, tanto quanto possível, a vida íntima dos filhos. Não me refiro à uma vigilância pura e simples, com invasão da privacidade. Me refiro à atenção que devemos ter para com o mundo emocional de nossas crianças, suas carências de orientação moral e a detecção de suas dores "escondidas".

O tema é delicado e comporta várias nuances. Como disse, cada caso é específico. Como não conhecemos a realidade de cada caso, diretamente esta a que me referi do interior paulista, ficamos, apenas, no campo especulativo, sem maiores objetividades. A prevenção, no entanto, com certeza, passa pelo investimento de teor moral, pelo incentivo aos nossos filhos, sobre sua espiritualidade e na criação de um ambiente saudável dentro do lar. Sem dúvida, esses elementos são decisivos para que tal tragédia não se repita.

2 comentários:

  1. Fred
    È um assunto muito delicado ,mas muito importante que seja exposto , pois na maioria das vezes não paramos para escutar nossos pequeninos, mas na hora de descarregar nossos problemas achamos que são grandes o suficiente para entender.
    Estou num momento delicado no meu Lar, mas acima de tudo procuro ser amiga do meu amado PEDRO sempre fomos confidentes . Sei que ele confia em mim e me tem como amiga, mas é apenas uma criança .Isso não me deixa relaxar por que os medos as dúvidas os porquês devem atormentá-los.
    Por isso combinado com ele é claro marquei uma consulta com uma psicologa (indicada por Rossandro ) é especialista em psicologia pediátrica é espirita . cito o fato de ter sido indicada poque até nisso devemos ter cuidado com profissionais que estamos levando nossos filhos . Sou muito exigente nesse quesito .
    Sei que ainda existe pais que acham que sabe tudo e não procuram ajuda ,mas isso é um agravante sério para o desajuste de uma criança que está batendo as portas da adolescência .
    Lembro-me que em Goiana falavas exatamente sobre o medo que estão fazendo da adolescência.Dizias: é uma fase linda precisamos oriente´-los ,direcionarmos e aproveitar esse momento mágico dos jovens .
    Amigo querido mais uma vez agradeço-lhe por tratar de assuntos tão vivenciado no nosso dia a dia com tamanho conhecimento nos ajudando a refletir.

    Que Jesus continue sendo teu espelho e Guia .
    Que em qualquer lugar que esteja nunca deixe de brilhar a luz Divina para iluminar teu caminho.
    Que os raios de sol traga energia Celestial para irradiar os teus dias .
    Que a paz seja tua companheira sempre.

    Campina Grande 24/11/11
    Guia (ghh)

    ResponderExcluir
  2. Fred
    Desculpa a confusão postei um cometário com se fosse Pedro Henrique . Mas já deu pra perceber que sou desajeitada com informática , já até citei que não tenho muita intimidade com cp. porque não gosto.
    Ele estava usando o cp. pedi para usar ele disse :tá pronto mamãe ! só escrevi e postei depois que foi que percebi.

    Estou justificando por que irias ficar sem entender que postagem mais louca è essa ?
    Que sejas amparado pela mão amiga de jesus .
    Que Maria Santíssima envolva toda tua família com o amor maternal acalentando a cada um nas horas das inevitáveis lamurias.

    ResponderExcluir